PUBLICIDADE
Topo

DC troca colorista de HQ com Superman bi após comentários preconceituosos

Jon Kent, filho do Superman, se revelará bissexual na próxima edição de "Superman: Son of Kal-El" - Reprodução/DC Comics
Jon Kent, filho do Superman, se revelará bissexual na próxima edição de "Superman: Son of Kal-El" Imagem: Reprodução/DC Comics

De Splash, em São Paulo

22/10/2021 13h11

Gabe Eltaeb, responsável por colorir as primeiras edições das HQs "Superman: Son of Kal-El", foi substituído pela DC Comics. O motivo: ele fez comentários preconceituosos sobre a história em que Jon Kent, filho de Clark Kent, se revela bissexual.

O colorista participou de uma transmissão ao vivo com integrantes do movimento "Comicsgate", campanha contra a diversidade na indústria de quadrinhos nos Estados Unidos. No evento, Gabe afirmou: "Estou cansado deles arruinando esses personagens".

Vou sair do meu contrato com a DC. Estou cansado dessa m****. Estou cansado deles arruinando esses personagens, eles não têm o direito de fazer isso. Gabe Eltaeb

Ele também se irritou com a mudança do lema do Superman: enquanto Clark Kent costumava dizer "Verdade, Justiça e o Jeito Americano", o mantra de Jon Kent será "Verdade, Justiça e um Mundo Melhor".

"Meu avô quase morreu na 2ª Guerra Mundial, não temos o direito de destruir as m****s que as pessoas morreram para nos dar. É absurdo para c******", completou Gabe, acrescentando que a DC está silenciando o público por não dizer que a mentalidade conservadora é melhor que a de esquerda.

Um dos argumentos dos membros do Comicsgate é que a inclusão de mulheres, minorias raciais e personagens LGBTQIA+ diminuiria as vendas de quadrinhos. A nova HQ prova o contrário: a DC Comics anunciou nesta semana que a quinta edição de "Son of Kal-El", revista em que Jon Kent vai se revelar bissexual, bateu o recorde de vendas da série um mês antes de seu lançamento.

A empresa anunciou que vai fazer reimpressões de todas as edições já lançadas, incluindo o selo DC Pride ("Orgulho DC", selo em homenagem aos personagens LGBTQIA+) na capa. O Hi-Fi, novo estúdio contratado pela DC, fez uma nova coloração da já famosa cena do beijo, com cores mais vibrantes do que as utilizadas por Gabe Eltaeb:

Cena em que Jon Kent beija Jay Nakamura com as cores de Gabe Eltaeb (à esquerda) e do estúdio Hi-Fi (à direita) - Reprodução - Reprodução
Cena em que Jon Kent beija Jay Nakamura com as cores de Gabe Eltaeb (à esquerda) e do estúdio Hi-Fi (à direita)
Imagem: Reprodução