Topo

Léo sem Victor: cantor e escritor, ele diz que relação com irmão está ótima

Léo Chaves lançou no fim de junho o single 'Proposta Indecente'
Léo Chaves lançou no fim de junho o single 'Proposta Indecente'
Divulgação

De Splash, em Santos

05/07/2021 04h00

Léo Chaves anda a mil, mesmo em tempos pandêmicos.

O cantor, que acaba de lançar o single "Proposta Indecente", tem corrido para conciliar os trabalhos de cantor, empresário, palestrante, garoto propaganda e escritor. E diz que tanto ele quanto o irmão e ex-parceiro, Victor, estão em bom momento.

Léo atendeu Splash no intervalo de 30 minutos entre duas lives. Ainda assim, bateu papo à vontade, como se tivesse todo o tempo da vida.

Continua depois da publicidade
A gente diversifica muito o negócio. Além disso tudo, sou pai de três filhos. Entre tantas atividades, ainda me considero mais cantor do que qualquer outra coisa.

O clipe de 'Proposta Indecente':

De volta ao romântico

Depois de tatear estilos diferentes nos anos anteriores —com os reggaetons "Cover" e "Wi-Fi do Vizinho", além de uma versão do samba-canção "Ave Maria do Morro"—, Léo diz que o novo single marca sua permanência definitiva no estilo romântico, que fez sua carreira.

Fui experimentando. São canções que lancei para entender o que o público espera de mim. Concluí que a música romântica é a minha língua, a forma mais absorvível da minha arte.

Primeiro disco solo

O cantor se prepara para lançar seu primeiro álbum solo ainda neste ano. E um DVD também está nos planos. São os primeiros projetos desde que anunciou a separação de Victor, em 2018.

Eles serão gravados ao vivo, e Léo tem grandes expectativas.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Léo em estúdio, no começo de 2021
Imagem: Reprodução/Instagram
Mostrarei coisas que as pessoas não conhecem de mim: de performance, canto, repertório e cenário. Vamos inovar bastante. Vai ser baseado no romântico, passando por vários ritmos.

Léo quer uma cantora para gravar participação, mas diz que ainda não definiu quem.

Existe um movimento na música sertaneja que não acontecia há muito tempo, de representantes mulheres. Vejo com ótimos olhos: Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Lauana Prado...
Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Victor e Léo Chaves reunidos no ano novo alimentaram expectativas de volta da dupla
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade

Volta de Victor e Léo?

Entre os muitos planos de Léo não está no horizonte próximo a volta da dupla com o irmão, mas ele não descarta um retorno futuro.

Diz que há tantas chances de que aconteça quanto de que não aconteça.

Olhando para trás, ele descarta que a denúncia de agressão feita por Poliana Begatini contra Victor, então marido dela, em 2017, tenha sido determinante para o fim da dupla.

Se não tivesse acontecido, a gente provavelmente teria dado uma pausa de qualquer jeito. Mas o que aconteceu, logicamente, afetou nosso negócio inteiro.

Ele bota a "culpa" do fim da dupla no desgaste do dia a dia na estrada, das reuniões de repertório, negócios e alinhamento de conflitos e processos. "É mais complicado do que casamento", define.

Irmãos e amigos

Léo, ao mesmo tempo em que tira sarro de rumores de volta da dupla ("as fake news não saem do lugar", diz), afirma que a separação do irmão melhorou (e muito) a dinâmica familiar.

Continua depois da publicidade
A gente não fala de negócios. A gente conversa sobre filhos, sobrinhos, família e lazer. Nosso relacionamento como irmãos está sensacional.
Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Léo Chaves no lançamento de 'No Colo dos Anjos' na Bienal do Livro de São Paulo de 2018
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Escritor

Léo, que já lançou dois livros, um de autoajuda, "A Grande Arte de se Reinventar" (2019), e um romance na mesma pegada, "No Colo dos Anjos" (2017), prepara-se para lançar sua terceira obra, "daqui a dois ou três meses".

Desta vez, conta o artista, o livro abordará "a educação sócio-emocional".

Não entendeu? Ele explica:

São metodologias de educação que abordam temas relacionados ao comportamento humano: aprendizagem criativa, relacional, comunicativa... E elas podem se juntar à grade escolar.
Continua depois da publicidade
Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Léo com os filhos, Matheus, Antônio e José, do relacionamento com a ex-mulher, Tatianna Sbrana
Imagem: Reprodução/Instagram

Palestras

Outra atividade que tem ocupado o tempo do sertanejo é a de palestrante. Ele está há cinco anos na área, em que fala sobre suas experiências nas muitas frentes em que atua.

Léo afirma que é algo que lhe traz prazer pessoal, pois "converge com seu propósito de compartilhar aprendizados".

Foi um desafio enorme, porque eu tinha muita timidez para falar em público. Quem ouve palestra tem conhecimento, e se você não fala a mesma língua, é excluído desse mercado.