Topo

Reunião de 'Friends' teve crush entre atores e muita nostalgia

Reunião de "Friends" ganha primeiro trailer completo - Reprodução/HBO Max
Reunião de "Friends" ganha primeiro trailer completo Imagem: Reprodução/HBO Max

Mariana Janjácomo e Victor Bonini

Colaboração para Splash, de Nova York

27/05/2021 08h26Atualizada em 27/05/2021 14h46

A tão esperada reunião de "Friends" finalmente chegou! Ao menos para quem está nos Estados Unidos ou em países com HBO Max.

Depois de muita promessa, "Friends: Reunion", estreou nesta madrugada no serviço de streaming, 17 anos depois do fim da série. A plataforma só chega ao Brasil no dia 29 de junho, mas Splash assistiu ao especial nos EUA e contamos aqui tudo o que rolou.

Vale lembrar que essa não é uma continuação da série.

O especial teve um clima de talk show, com o apresentador James Corden conversando com os seis atores em frente à famosa fonte que serviu de cenário para a abertura da série (clap, clap, clap, clap!).

O papo foi intercalado por cenas dos amigos visitando o set recriado da série (apartamento de Joey e Chandler, apartamento da Monica, o Central Perk... tudo perfeito), além de releituras de cenas marcantes, depoimentos dos criadores e convidados e muitos (muitos mesmo) flashbacks para cravar a nostalgia.

Se você não aguenta de curiosidade para saber como foi o episódio, siga em frente.

Spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

Jennifer e David tinham um crush um no outro

Isso mesmo que você leu. Esse foi o principal babado da noite para quem esperava algum segredo de bastidor! Jennifer Aniston e David Schwimmer admitiram que tinham um crush um no outro ao longo da primeira temporada. Já pensou ter Ross e Rachel na vida real?

Imagens dos bastidores mostraram inclusive momentos em que os dois se deitavam juntos no sofá do apartamento da Monica durante intervalos das gravações. Mas Jen e David disseram que o caso nunca aconteceu porque sempre um deles estava num relacionamento, e eles não queriam ultrapassar os limites.

Jen chegou a dizer a David que seria uma pena se o primeiro beijo deles fosse na frente das câmeras —e assim foi, segundo ela. Claro que todos os outros percebiam o climinha. Aos olhos de Courteney Cox, a Monica, esse foi o ingrediente que fez a cena do primeiro beijo de Rachel e Ross tão boa.

Nós canalizamos essa adoração e esse amor de um pelo outro para a relação de Ross e Rachel.

Jennifer Aniston

Sem polêmicas

O especial não tratou de temas espinhosos nem respondeu às críticas de que a série pode ter envelhecido mal desde seu fim, em 2004. Isso por causa, principalmente, de questões como a falta de diversidade no elenco e as reclamações de que várias das decisões de roteiro foram machistas.

O fim de Rachel e Ross, em que ela desiste de se mudar para Paris a trabalho para ficar com ele, foi o único tema polêmico abordado. O cocriador David Crane disse que foi um desfecho difícil e que eles pendiam para a partida de Rachel, mas então pensaram: isso é "Friends"! As pessoas estão assistindo há dez anos para ver esse casal ficar junto. Deu no que deu.

Teve quiz? Teve!

Como prometido, a reunião contou com um jogo de perguntas e respostas idêntico ao visto na quarta temporada —aquele em que Monica e Rachel perdem o apartamento por não saberem qual é a carreira de Chandler.

E essa foi de novo uma das perguntas —feita, inclusive, pelo ator Tom Selleck, que interpretou Richard, o namorado de Monica por algumas temporadas. Pois bem, e a resposta certa é... Ninguém sabe! Nem os criadores de "Friends" decidiram o que exatamente Chandler faz da vida.

Ainda nesse jogo, os atores identificaram a voz do Sr. Heckles, o vizinho de baixo —apesar de ninguém ter lembrado corretamente o nome dele—, mencionaram o episódio das sete partes erógenas no corpo feminino ("seven! seven!"), lembraram da carta que Rachel escreveu para Ross (18 páginas, frente e verso!) e Matt LeBlanc identificou qual era o seu gêmeo de mão, daquele episódio em Las Vegas.

Nesta versão, diferentemente daquela de 1998, as mulheres venceram!

Chandler e Monica? Quase não rolou

Os criadores da série, Marta Kauffman e David Crane, revelaram que, a princípio, o casal teria um casinho em Londres e só. Tudo mudou na hora de gravar a cena em que Monica aparece na cama ao lado de Chandler: a plateia que acompanhava ao vivo foi à loucura e os produtores mudaram de ideia sobre o futuro dos dois na hora.

Como cada um foi escalado

Os criadores da série ainda comentaram que David Schwimmer foi o primeiro ator escolhido para o elenco, e eles não esconderam que o papel de Ross foi feito pensando nele. Depois veio Lisa Kudrow, que chamou a atenção sendo a garçonete Ursula na série "Mad About You" e era perfeita para Phoebe.

Os quatro personagens restantes foram mais difíceis. Ninguém era irônico o suficiente para interpretar Chandler, até que Matthew Perry apareceu. E a Rachel que eles sondavam —Courteney Cox— insistiu que era mais parecida com Monica, e provou que estava certa nos testes.

Rachel: a mais difícil de encontrar

A atriz para encarnar Rachel foi a mais difícil de achar, mas os criadores gostaram tanto de Jennifer Aniston como a personagem que até toparam dividi-la com outra série. O risco era grande: se a outra série vingasse e Jen precisasse sair, eles teriam que regravar os três primeiros episódios com outra atriz.

No fim, a própria Jennifer acabou gostando tanto de "Friends" que pediu para sair da outra série. Ela disse que ao "pedir demissão", ouviu do produtor a seguinte frase: "essa série Friends não vai te fazer uma estrela". Risos.

Teste com nariz machucado

Mas a história mais engraçada é a de Joey. Um dia antes de fazer o teste, Matt LeBlanc encheu a cara com amigos com a desculpa de que estava se preparando para uma série... sobre amigos! Quando acordou, ainda meio bêbado, ele caiu de nariz na privada e foi para o teste sangrando.

A história do machucado foi um dos motivos pelo qual a criadora Marta Kauffman gostou de Matt. Ela disse também que o ator foi o único entre tantos outros candidatos que tinha conseguido ser galã e engraçado ao mesmo tempo.

Joey deslocou o braço

E por falar em Joey machucado, o especial revelou que o ator Matt LeBlanc deslocou o braço durante a gravação de uma cena do episódio "Aquele em que Ninguém Está Pronto", o segundo da terceira temporada, em 1996. O ator precisou se jogar quatro vezes na poltrona para se sentar antes de Chandler, só que na última, tropeçou na mesinha e bateu o ombro.

Matt saiu do set segurando o braço machucado e os bombeiros o ajudaram a colocar no lugar. Se você bem se lembra, os episódios seguintes são todos com o ator de braço imobilizado. Já para terminar a gravação desse episódio, a equipe teve que esperar Matt ficar bom de novo.

Lady Gaga cantando 'Smelly Cat'

O feat é real: Lady Gaga deu uma passadinha no Central Perk só para cantar e tocar Smelly Cat com Lisa Kudrow. Gaga apareceu com um look todo inspirado nos visuais da Phoebe, e no final agradeceu Lisa por ter dado vida a uma personagem que não tinha medo de ser autêntica. Duas rainhas!

Janice, Gunther, Richard, todos muito rápidos

Os coadjuvantes mais marcantes da série também apareceram para lembrar os dias de "Friends".

Janice (Maggie Wheeler) chegou com sua risada estridente e até achou um lugarzinho no sofá para rasgar elogios ao elenco, repetindo o que foi dito aos montes no especial: os seis tinham uma conexão incrível e rara.

A participação de Richard (Tom Selleck) se limitou ao jogo de perguntas e respostas, enquanto Gunther (James Michael Tyler) entrou numa chamada de Zoom e, numa piscada, se foi —o que acabou sendo meio decepcionante para quem esperava uma interação maior com o elenco.

Os pais dos Geller, Judy (Christina Pickles) e Jack (Elliot Gould), estavam na plateia. Christina disse que durante as dez temporadas, os dois realmente se sentiam responsáveis pelos atores, como os pais reais deles, num dos momentos mais fofos do especial.

BTS aprendeu inglês com 'Friends', Malala se aproximou da melhor amiga

Personalidades do mundo todo fizeram pontas ao longo do especial, com destaque para os integrantes do grupo coreano BTS, que disseram ter aprendido não só o idioma inglês, mas também o valor da amizade com "Friends"; Malala Yousafzai, que contou ter assistido aos episódios ao lado da melhor amiga; e David Beckham, que falou que "Friends", para ele, é sinônimo de lar.

Para os curiosos: Beckham se disse parecido com Monica por ser maníaco por limpeza, e seu episódio favorito é aquele em que ninguém está pronto. Já Malala se acha uma mistura de Joey e Phoebe e gosta mais do episódio em que Monica e Ross fazem a dancinha na festa de ano novo (the Routine!).

Justin Bieber de 'batata Sputnick/Spudnick'

O especial teve um desfile de moda com celebridades e looks icônicos: além de Bieber vestido de batata, Cara Delevigne usou o vestido de madrinha de Rachel e a fantasia de tatu de Ross, Cindy Crawford desfilou com as famosas calças de couro de Ross e Matt LeBlanc apareceu de novo com todas as roupas de Chandler.

Influência global

Um dos trechos mais emocionantes foi um vídeo com fãs de várias partes do mundo falando sobre o amor por "Friends". Há desde uma fã que se inspirou em Monica e Chandler para um pedido de casamento, até um rapaz que escapava vendo a série enquanto enfrentava o momento mais difícil de sua vida, com o pai doente.

Rachel e Ross estavam dando um tempo?

Não houve dúvida: sim. Pelo menos de acordo com os seis atores principais. O apresentador James Corden fez a polêmica pergunta e os seis disseram "sim" automaticamente, sem nem justificar a resposta, e já passaram para o próximo assunto. E aí, o que você acha?

Marcel foi um problema

Uma convidada na plateia perguntou do que eles não gostaram na série, e David Schwimmer respondeu na lata que não curtiu as cenas com Marcel, o macaco companheiro de Ross na primeira temporada. David disse que acertar as marcações com o macaquinho era uma dor de cabeça.

Onde os personagens estariam hoje?

A reunião de Friends não trouxe o que muitos fãs queriam: uma sequência para sabermos o que os personagens estariam fazendo hoje. Mas o apresentador James Corden perguntou ao elenco o que eles achavam e isso foi o mais próximo de uma continuação que a gente chegou.

Jennifer Aniston e David Schwimmer concordaram que Ross e Rachel estariam casados e com filhos; Jen acrescentou que Ross continua "brincando com ossos". Para Courteney Cox, Monica é uma daquelas mães superpresentes na escola —e o Chandler ainda a faz rir todos os dias, como acrescentou Matthew Perry.

Para Lisa Kudrow, Phoebe está casada com Mark, com quem teve filhos. Ela provavelmente cuida dos programas de artes da escola e defende as crianças que, bem, podem ser meio maluquinhas às vezes. E Joey? Abriu uma loja de sanduíches em Venice Beach, em Los Angeles, de acordo com Matt LeBlanc.

Lisa não viu tudo, David só voltou a ver agora

Jennifer, Courteney e David deram a impressão de estarem com os conhecimentos de "Friends" tinindo. Mas não demorou para David assumir que, nesses 17 anos desde o fim da série, ele só foi revisitar os episódios neste último ano porque a filha começou a maratonar.

Lisa entrou na jogada e assumiu que não chegou a ver temporadas inteiras, como a quarta. Ela disse que fica envergonhada de se ver, mas que morre de rir com as piadas dos outros. Matt se juntou a ela, dizendo que acha graça nos amigos, mas não nele mesmo.

Afinal, veremos um filme de 'Friends'?

Tudo indica que não. Para os atores e criadores da série, os seis amigos tiveram finais felizes e fazer um filme significaria, necessariamente, mexer nesses finais para criar novos conflitos.

A história é sobre a fase da vida em que seus amigos são sua família; quando eles começam a ter as próprias famílias, essa história acaba. Martha Kauffman, cocriadora de 'Friends'