Topo

Ex-cantor gospel sobre se assumir bissexual: 'Ameaça de morte todo dia'

Jotta A: ex-cantor gospel investe agora na música pop
Jotta A: ex-cantor gospel investe agora na música pop
Andres Salazar

De Splash, em São Paulo

14/04/2021 04h00

Antes mesmo de completar 18 anos, Jotta A já tinha conquistado mais do que muitos cantores sonham. Vendeu milhares de discos e foi indicado ao Grammy Latino. Mas, para viver sua verdade, o cantor, atualmente com 23 anos, precisou deixar o mundo que conhecia para trás.

Abandonando a carreira de sucesso na música gospel, Jotta assumiu sua bissexualidade no ano passado e migrou para o mercado pop. A decisão veio acompanhada de medo e insegurança, mas o cantor não pestanejou e compartilha a empolgação em torno dos novos planos com Splash.

Continua depois da publicidade
Jotta A se assumiu LGBTQ+ e deixou a música gospel - Andres Salazar - Andres Salazar
Jotta A se afastou da religião e diz que não se sentia aceito
Imagem: Andres Salazar

Como tudo começou

José Antônio, o Jotta, nasceu em Guajará-Mirim, em Rondônia, e conheceu a fama bem cedo. Aos 6 anos, gravou o primeiro disco, e aos 12 estourou depois de participar de um programa de calouros apresentado por Raul Gil.

É muito difícil estar exposto a tantos olhares em uma fase em que você está se descobrindo, em busca de aceitação. Eram 15 shows por mês, programas de TVs, viagens. Tudo isso vivenciado em um ambiente religioso, cheio de regras e cobranças.

Em 2014, com seu terceiro álbum, "Geração de Jesus", Jotta foi ainda mais longe: foi indicado ao Grammy Latino. "A sensação é surreal. Fui o artista mais jovem no mercado gospel latino a ser indicado. Isso foi a motivação para que eu resistisse ao assédio do ambiente em que eu vivia", desabafa.

Continua depois da publicidade

Em busca da verdade

Criado em uma família cristã, foi na Igreja que Jotta descobriu o senso de comunidade e também recebeu as primeiras influências musicais do soul e do R&B. Foi no gospel que sua carreira deslanchou. Mas algo não se encaixava quando se tratava da sua sexualidade.

Isso causou várias dúvidas na minha cabeça. Eu era um dos cantores com mais visibilidade no mercado gospel, mas a culpa só crescia porque o aprendizado que tive dentro da igreja era de que ser homossexual é errado.

Jotta tinha receio de não ser aceito pela comunidade e pelo público que sempre o acompanhou, além de arriscar o sucesso que tanto ajudou sua família a ter uma vida melhor. Mas o cenário se mostrou insustentável.

gfigfkf - Instagram/Izaias Nunes - Instagram/Izaias Nunes
Jotta A
Imagem: Instagram/Izaias Nunes

Eu tinha toda uma estrutura empresarial e familiar que dependia financeiramente do meu trabalho. Como se desfazer de tudo isso quando você sabe que se assumir afetará toda a sua carreira? Você não será aceito da forma que é, e, sim, da maneira que eles querem que você seja.

Continua depois da publicidade

Foi só no ano passado que ele teve coragem de se assumir publicamente como bissexual, romper com a Igreja e a música gospel e trilhar um novo caminho dentro da carreira na música.

Por dentro, já estava vivendo um processo de autoconhecimento. Meu maior medo era expressar isso e entender como mostrar esse novo trabalho, guardado há tanto tempo dentro de mim. O recomeço é sempre necessário, mas gera insegurança.

Alçando novos voos

Após se desligar da música gospel, Jotta buscou uma nova equipe para dar continuidade à sua carreira, agora apostando no pop e no reggaeton, ritmo que virou sua paixão nos três anos em que viveu na Colômbia.

Compus uma equipe que me aceita e acredita no meu novo trabalho, buscando amigos e pessoas que me queiram bem como eu sou. A sensação é de liberdade, como pessoa e como artista. Quero conquistar novos fãs e atingir a comunidade LGBTQ+ com a minha música.

Continua depois da publicidade

A mudança radical, porém, não foi vista com bons olhos por alguns ao seu redor. Jotta lamenta que até hoje, quase um ano depois de se assumir bissexual e de se afastar da Igreja, ainda receba ofensas e críticas. Da religião, ele tenta guardar somente as coisas boas.

Sofro ameaça de morte todo dia, palavras de ódio, racismo, homofobia. Pessoas subestimam meu trabalho. Até hoje, enxergo Cristo com um mensageiro de amor para todos, não só para as pessoas que a Igreja prega. Sou grato pela trajetória que tive, mas não sigo nenhuma religião. Só acredito em Deus.

No ano passado, Jotta conseguiu lançar três músicas novas: "A Caminhada", "Aventurero" e "Originais". Ele já está em estúdio preparando novas canções e elege Glória Groove, Maria Gadu, Troye Sivan, Sam Smith e Beyoncé como inspirações.

Depois de um período turbulento, o cantor está livre para voar.

Continua depois da publicidade

Viver uma mentira me trouxe problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. Hoje, estou mostrando quem realmente sou, podendo assumir minha arte e minha verdade. Tirei das costas um sistema que não me aceitou como sou. Este é o momento de mostrar quem é o Jotta A.