Topo

Qual foi a 'mutreta' que Lula acusa Globo de ter feito nas eleições de 1989

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
Vinícius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo

De Splash, em São Paulo

10/03/2021 13h43

Em seu primeiro discurso depois da anulação de suas condenações, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre os rumos da pandemia no Brasil, criticou Jair Bolsonaro e também aproveitou para cutucar a Rede Globo.

Ao relembrar as eleições de 1989, no qual disputou a presidência com Fernando Collor, Lula criticou a Globo por ter feito uma "mutreta" durante os debates para que ele fosse derrotado nas urnas. Collor acabou eleito com pouco mais de 53% dos votos.

Continua depois da publicidade
A Globo fez aquela 'mutreta' nos debates. Em 1989, eu fui para o segundo turno, mas não ganhei porque a Globo me roubou.
Lula
grfgrrrtf - Vidal Cavalcante/Folhapress - Vidal Cavalcante/Folhapress
debate entre os candidados Fernando Collor de Mello (PRN-AL) (à esquerda) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) no segundo turno das eleições presidenciais de 1989, intermediado por Boris Casoy,
Imagem: Vidal Cavalcante/Folhapress

Mutreta?

Lula se refere aos trechos editados do debate de segundo turno que foram exibidos, na época, nos jornais da emissora. A matéria do "Jornal Nacional" foi acusada de privilegiar o desempenho de Collor no debate e atiçou os ânimos de Lula e seus apoiadores.

O PT entrou com uma ação contra a Globo no Tribunal Superior Eleitoral, exigindo que novos trechos do debate fossem exibidos no Jornal Nacional. Um grupo de artistas da própria emissora ainda protestou contra a edição do Jornal Nacional na sede da Globo, no Rio.

Continua depois da publicidade

Globo admite culpa

Anos depois, os responsáveis pela edição do "Jornal Nacional" explicaram que usaram os mesmos critérios de edição de uma partida de futebol para transmitir o debate, selecionando os melhores momentos de cada candidato. A intenção era deixar claro que Collor tinha sido o vencedor.

O próprio Boni, ex-diretor geral da Globo, reafirmou a manipulação da Globo em torno do debate de 1989. "Achei que estava desigual. Foi uma maneira de melhorar a postura do Collor", disse Boni ao "Dossiê Globo News" de 2011, revelando até o uso de suor falso em Collor para melhorar sua imagem.

Admitindo que errou ao editar o conteúdo do debate entre Lula e Collor, a Globo adotou novas normas. Hoje, os debates políticos não podem ser editados e precisam ser vistos na íntegra e ao vivo.

Um debate não pode ser tratado como uma partida de futebol. Não há elementos objetivos que permitem apontar um vencedor. Sempre haverá a possibilidade de um dos candidatos questionar a escolha dos trechos e se sentir prejudicado.

Trecho do "Memória Globo" sobre o debate de 1989