Topo

Silêncio! O jovem está descobrindo a importância do Supla na cultura pop BR

Supla no Altas Horas que homenageou Chorão, em março de 2013
Supla no Altas Horas que homenageou Chorão, em março de 2013
TV Globo/Reinaldo Marques

De Splash, em Santos

07/01/2021 04h00

Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy, o Supla! Ou o namorado da Nina Hagen. Ou o Papito. Ou o Charada Brasileiro. Ou o Parça da Erva. Ou o cara que gravou um clipe muito louco em Cubatão. Tudo depende da fase em que você conheceu esse ícone da cultura pop brasileira.

Continua depois da publicidade

Mas o ano é 2021 e tem gente que ainda está descobrindo o Supla. E até que dá para perdoar. Algumas dessas pessoas nem tinham nascido quando ele voltou para o Brasil e foi direto para a "Casa dos Artistas", em 2001. Jovens, vocês precisam conhecer todas as facetas de Supla.

E a gente vai te ajudar.

Vamos começar pelo básico...

Supla é filho do Eduardo Suplicy, vereador de São Paulo pelo PT. E também da ex-senadora Marta Suplicy, que foi também prefeita de São Paulo. Mas isso é óbvio, todo o mundo já sabia.

Bem, parece que não.

O rolê dele vai além da música e política. O Supla já fez cinema e TV.

Continua depois da publicidade

Ele foi par romântico da Angélica no filme "Uma Escola Atrapalhada". Nem parece que isso rolou há 31 anos...

No primeiro Rock in Rio da história, em 1985, Supla foi responsável por um dos bafões fora dos palcos. Ele teve um lance com a alemã Nina Hagen. Daí nasceu o clássico "Garota de Berlim". Nosso Billy Idol brasileiro tocou no festival pela primeira vez na edição seguinte, em 1991, e em várias outras.

C'mon kids!

Supla vive misturando inglês e português, mas isso tem explicação. Ele morou seis anos nos Estados Unidos quando era criança e foi alfabetizado em inglês, antes do português. Depois, nos anos 1990, Supla morou mais uns anos em NY. E quando voltou ao Brasil virou um fenômeno: de novo.

Continua depois da publicidade

Pode acreditar. O Marcos Mion foi um dos caras que deixou o Supla MUITO popular no comecinho dos anos 2000. E, calma, isso não tem nada a ver com a Fazendola.

Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Imagem: Reprodução/RecordTV

Ele apresentava o "Piores Clipes do Mundo", da MTV, e zoava demais os clipes do Papito. O preferido era "Green Hair", do refrão "japa japa girl". Em vez de se incomodar, Supla até participou do programa.

Inesquecível

Depois veio a "Casa dos Artistas", no SBT. Era a primeira vez que o Brasil assistia a um reality show e Sílvio Santos acertou demais ao convidar Supla para o elenco. A simpatia do bad boy conquistou o público e nascia ali o primeiro casal de reality: Supla e Bárbara Paz. A união deu a vitória a ela.

Continua depois da publicidade

Na mesma época, Supla lançou o disco "O Charada Brasileiro". O CD era vendido em banca de jornal por R$ 9,90 e vinha com um pôster. As primeiras 30 mil cópias esgotaram e a gravadora teve que disponibilizar mais 250 mil cópias e passar a vender também em lojas. Sucesso total!

Tinha até bonequinho do Supla. Quem lembra?

Depois do "Piores Clipes" e da "Casa dos Artistas", a lista dos rolês aleatórios do Supla (e das zoeiras) só foi crescendo...

Supla foi procurar namorada na MTV. E na falta de uma, rolaram duas temporadas do reality de pegação só dele.

Continua depois da publicidade

E depois de tanto compararem o cabelo dele com o da Ana Maria Braga, um dia ele apareceu do nada apresentando o programa dela.

Rolou até publi com os dois. Isso é muito 'Dark'!

Como Supla segue tão jovem aos 54 anos? Ele é esportista! Na adolescência, chegou a lutar boxe profissionalmente, um talento herdado do pai. O Papito também surfa. Para quem duvidou, ele até divulgou umas fotos dele pegando onda.

Do Natal até agora, Supla já ganhou mais de 58 mil seguidores no Instagram. É lá que ele está apostando na divulgação do seu disco novo, "SuplaEgo", e respondendo várias perguntas aleatórias nos Stories. A galera tá feliz de interagir com o cantor.

Continua depois da publicidade

Bem que o Supla podia seguir o exemplo do Matheus Carrieri e voltar para um reality 20 anos depois. Já pensou o Supla no "BBB 21"?

Chega mais, Boninho!

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Marta Suplicy é ex-senadora e não pertence mais ao partido Solidariedade.