Topo

'The Crown' recriou looks icônicos de Diana e Thatcher; veja comparações

Detalhes do vestido de casamento de Diana (Emma Corrin) na quarta temporada de 'The Crown'
Detalhes do vestido de casamento de Diana (Emma Corrin) na quarta temporada de 'The Crown'
Divulgação

De Splash, em São Paulo

12/11/2020 12h00

Os figurinos sempre foram um espetáculo à parte em "The Crown", a série da Netflix sobre a família real britânica.

Mas a quarta temporada, que estreia domingo (15) e está ótima, ganhou um desafio a mais: recriar looks icônicos da princesa Diana e da primeira-ministra Margaret Thatcher.

O trabalho da figurinista Amy Roberts e sua equipe não decepciona —e os looks impressionam por sua semelhança com a realidade.

Continua depois da publicidade

O vestido de casamento

O principal, claro, é o vestido de conto de fadas usado por Diana em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981. Para recriá-lo, Roberts trabalhou com David Emanuel, um dos estilistas do vestido original (ele criou a peça com sua esposa à época, Elizabeth Emanuel).

Segundo a figurinista contou à CNN, trabalhar com David foi "uma ótima experiência" -e o estilista conseguiu lembrar o exato tom do vestido. "Tínhamos várias amostras de tecido, e foi difícil escolher já que cada foto tinham um tom diferente. Ele, sem hesitar, disse 'é esse', e nós embarcamos".

O processo de confecção do vestido aconteceu nos estúdios Elstree, em Londres, e foram necessárias sete provas para que tudo ficasse perfeito.

Continua depois da publicidade

A primeira prova foi para acertar as proporções, as mangas, a armação da saia, os comprimentos. A última foi com o véu, uma réplica da tiara Spencer, as centenas de pérolas costuradas e uma renda que foi copiada do original, feita na mesma fábrica. Todos nós ficamos muito emocionados.
Amy Roberts

A jornada de Diana

Para Amy Roberts, o figurino teve um papel essencial para ajudar a história de Diana, que passou de uma adolescente à princesa e ícone fashion em poucos anos.

Ela vai de uma jovem não muito interessada em moda, que usa macacões e sapatilhas, passa pelo terninho de noivado conservador comprado às pressas até o famoso vestido de casamento que encorajava nossa crença nesse conto de fadas.

Aliás, lembra o terninho de noivado?

Na maternidade a na turnê australiana, temos uma jovem em vestidos de seda com grandes golas e vestidos de gala brilhantes. Rosas e azuis ajudam a disfarçar a profunda infelicidade que ela sentia.

Continua depois da publicidade

São looks como esse vestido, usado em um baile...

Ou esse aqui, em um evento na Tasmânia:

Ao fim da temporada, ela encontra força ao perceber a adoração que recebe do público, e as roupas dela se tornam mais chiques e poderosas.

É o caso, por exemplo, deste vestido prata chiquérrimo usado por Diana em Nova York:

E Thatcher?

Com Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, a figurinista também usou os looks de forma a acompanhar sua jornada de onze anos no poder, de 1979 a 1990.

Continua depois da publicidade

Nós fomos dos ternos com saias mais suaves e das blusas com laços para as peças com ombreiras e cores mais escuras, conforme a história dela avança.

A série inclusive fez um bom trabalho de recriar o visual que ela usava ao ser eleita como primeira-ministra, em 1979: