Topo

'The Crown': Diana rouba cena, e série faz espectador odiar Charles

'The Crown' liberou primeira foto de Diana com vestido de noiva
'The Crown' liberou primeira foto de Diana com vestido de noiva
Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 10h02Atualizada em 09/11/2020 11h07

A quarta temporada de "The Crown", a série da Netflix sobre a rainha Elizabeth II e a família real, é provavelmente a mais esperada de todas: afinal, é agora que a série mostrará o tumultuado relacionamento entre Lady Diana e o príncipe Charles.

E a expectativa é justificada: a nova temporada, que estreia neste domingo (15), realmente brilha quando Diana e Charles estão em cena.

Continua depois da publicidade
Emma Corrin e Josh O'Connor como princesa Diana e príncipe Charles em 'The Crown' - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

A princesa do povo ganha uma ótima interpretação da atriz Emma Corrin, que consegue captar tanto o carisma de Diana —capaz de mobilizar multidões— quanto as vulnerabilidades da jovem que se viu presa em um casamento infeliz, dentro de uma das famílias mais poderosas do mundo.

O criador Peter Morgan, aliás, não foge de retratar a luta de Diana com a bulimia, e os episódios em que isso acontece são devidamente sinalizados com um alerta ao espectador antes de seu início.

E Charles?

Mas se é impossível não simpatizar com Diana, o mesmo não pode ser dito de Charles, vivido por Josh O'Connor. O primogênito da rainha é retratado como um homem egoísta, egocêntrico, que pouco se importava com a mulher e ressentia o fato de ela ser adorada pela mídia e pelos súditos.

Continua depois da publicidade

Isso sem falar do escandaloso caso com Camilla Parker-Bowles, com quem hoje o príncipe está casado.

Sim, "The Crown" vai fazer o espectador odiar Charles.

Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell) conhece Diana (Emma Corrin) em cena de 'The Crown' - Divulgação - Divulgação
Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell) conhece Diana (Emma Corrin) em cena de 'The Crown'
Imagem: Divulgação

Mas isso não exime o resto da família real. Enquanto as outras três temporadas foram mais reservadas quanto ao "lado sujo" da monarquia, a chegada de Diana força a série a confrontá-lo.

O roteiro deixa claro que Lady Di foi jogada aos leões. Uma garota jovem, de boa família e, o mais importante, "sem passado" era a escolha perfeita para o posto de futura rainha, apesar dos sinais de que a união estava fadada ao fracasso por questões maiores do que o senso de dever dos envolvidos.

Emma Corrin como princesa Diana em 'The Crown' - Divulgação - Divulgação
Emma Corrin como princesa Diana em 'The Crown'
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

"The Crown" faz um trabalho excelente ao construir as tensões que surgem na monarquia a partir da chegada de Diana e continuam a ter impacto ainda hoje, tendo em vista o drama em torno do relacionamento de Harry e Meghan Markle, que optaram por abrir mão de seus títulos.

No fim, os episódios de Diana e Charles estão entre os melhores de "The Crown" —e com certeza estarão (justificadamente) os mais comentados da série.

Mas fica aqui um pequeno spoiler...

A cerimônia de casamento dos dois, em si, não é retratada. Peter Morgan optou por focar nos momentos que a antecederam —uma decisão ousada, mas acertada, já que a cerimônia foi acompanhada atentamente na época.