Topo

Tatuagem com ilusão de ótica cria impressão de buraco na cabeça de homem

Internautas cogitaram viajar até Utah, nos EUA, para fazer uma tatuagem como essa - Instagram/@mattpehrsontattoos
Internautas cogitaram viajar até Utah, nos EUA, para fazer uma tatuagem como essa Imagem: Instagram/@mattpehrsontattoos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2020 11h57

"Esse vestido é azul ou dourado?" "Esses quadrados estão se mexendo ou estão parados?" E mais recentemente a dúvida se na imagem era um cachorro ou um palhaço. As ilusões de ótica são algo que realmente intrigam o cérebro humano, tendo até uma vertente psicológica, a Gestalt, baseada nelas.

Impossível contar quantos pontos pretos estão na imagem porque eles desaparecem quando você foca a atenção neles - Reprodução - Reprodução
Impossível contar quantos pontos pretos estão na imagem porque eles desaparecem quando você foca a atenção neles
Imagem: Reprodução

Ilusões inseridas por meio de maquiagem no corpo humano já viralizaram em 2020, com o trabalho da chinesa Mimi Choi. E nem vamos falas sobre aquelas antigas imagens de livros de humor que o mais tiozões devem se lembrar, corriam os e-mails para tirar onda com nas redes. Nesta semana, o foco foi do tatuador americano, Matt Pehrson, que "travou a mente" das pessoas com a arte ilusória dele.

Quem olhar para a cabeça de Ryan, um amigo do tatuador, podem se assustar e achar que tem um buraco nela. Isso graças ao trabalho minucioso de Matt, que começou tatuando linhas grossas na cabeça que se afinavam conforme iam para o centro sombreado.

O conceito das partes independentes formarem uma figura autônoma é o que causa a dúvida na interpretação da imagem e gera a sensação de profundidade. "Nossa! Eu não consigo enxergar a cabeça de verdade. Meu cérebro não deixa". Comentou uma internauta, entre os muito maravilhados com o trabalho.

Uma outra usuária revelou o que faria se encontrasse Ryan na rua: "Isso [a tatuagem] me dá arrepios, mas está demais! Eu não conseguiria não jogar uma bola de pingue-pongue na parte de trás da cabeça desse cara por nada?"

O talento de Matt foi tão reconhecido que pessoas nos comentários consideraram viajar até Utah, estado do estúdio, para fazer uma tatuagem "lusória" com o artista.