Topo

70 anos de TV

A história da televisão no Brasil


70 anos de TV no Brasil: O que é mito e o que é verdade nos reality shows?

Babu, Manu e Thelma fizeram história esse ano
Babu, Manu e Thelma fizeram história esse ano
Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/09/2020 04h00

Há duas décadas, o brasileiro ganhou um novo vício na televisão, além das novelas: os reality shows. Desde "A Casa dos Artistas", do SBT, até o "Big Brother Brasil", da Globo e "A Fazenda" da Record, os realities despertam paixões, polêmicas e sempre viram o assunto do momento.

Continua depois da publicidade

Com tanto sucesso, o público fica com aquela pulguinha atrás da orelha: será que é tudo combinado? Será que os participantes têm um roteiro? Será que os resultados são manipulados?

Para acabar com essas dúvidas, Splash conversou com ex-participantes e desvendou alguns mistérios!

Será mesmo?

É possível entrar no programa sem se inscrever? VERDADE

Nem todo o mundo do elenco do "BBB" se inscreveu para participar. Vanessa Mesquita, campeã do "BBB 14", por exemplo, foi convidada após ser vista em uma festa.

Um cara da produção me abordou e disse que era da seleção do programa. Achei que era xaveco furado! Eu até disse que odiava o programa. Mas hoje sei como mudou minha vida.

Continua depois da publicidade

Depois do convite, Vanessa precisou se inscrever oficialmente. Mas já era meio caminho andado, né?

Eles recebem algum roteiro ou têm ponto no ouvido? MITO!

Essa é para acabar com as teorias da conspiração. Todo o mundo, seja de "A Fazenda" ou do "BBB", negou que a produção forneça algum roteiro ou coloque um ponto no ouvido dos competidores para passar informações.

Essas acusações de manipulação são seletivas. Quando seu participante favorito está se dando bem, ninguém fala nada. Se ele perde ou leva alguma punição, dizem que é fraude.

Amanda Djehdian

Continua depois da publicidade

Os produtores passam informações? QUASE VERDADE

Quando você está confinado, realmente não sabe nenhuma informação externa, a menos que seja algum caso excepcional, como foi o aviso sobre a pandemia no "BBB" deste ano ou algum falecimento de um parente próximo.

Mas, o que pouca gente imagina, é que os participantes batem um papo com os produtores no confessionário. Isso ajuda a desenvolver as narrativas do programa.

Algumas vezes, a gente era chamado no confessionário e faziam perguntas como 'De quem você gosta mais na casa hoje? De quem gosta menos?'. Era opção de cada um abrir o jogo ou não.

Recorda-se Amanda

Em "A Fazenda", a relação com a produção é ainda mais distante

"Não temos nenhum contato com o mundo exterior nem com a produção. Até os avisos são gravados", relembra Drika.

Continua depois da publicidade

Os participantes são impedidos de tomar medicamentos? QUASE VERDADE

Se o competidor precisa tomar remédios controlados, para diabetes ou hipertensão, por exemplo, a produção disponibiliza tudo direitinho. Além disso, os competidores também têm acesso a medicamentos básicos para dor ou resfriado.

Mas alguns medicamentos realmente não são permitidos, ao menos no "BBB".

"Se você faz uso de medicamentos para ansiedade, por exemplo, não pode ingeri-los dentro da casa. A decisão fica na mão do participante", pondera Amanda.

Os participantes recebem cachê? VERDADE!

Mas os contratos são diferentes em cada reality. Amanda Djehdian, do "BBB 15", recebeu dinheiro por um ano quando fechou negócio com a Globo.

Continua depois da publicidade

Recebi 12 salários mensais e plano de saúde. Existe também uma renda semanal. Cada semana que você permanece na casa, recebe mais um valor.

Já em "A Fazenda", o cachê que os peões recebem fica em sigilo, mas Nicole Bahls, participante da 5ª e 9ª edição, e Drika Marinho, da temporada passada, disseram que o valor é suficiente para manter as contas pagas por três meses, período máximo de confinamento.

Eles são filmados no banheiro? QUASE VERDADE

No "BBB" até tem câmera no banheiro privado, mas as imagens ficam só para controle da produção. Enquanto na "Fazenda" o lugar é 100% reservado.

É filmado! Nos explicaram que só seria exibido caso entrasse mais de uma pessoa, ou se a pessoa estivesse chorando, por exemplo.

Lembra Vanessa Mesquita.

Continua depois da publicidade

Drika Marinho diz que rolava até uma pressão na fila do banheiro para o número 2.

Não podíamos entrar com nada, nem roupa para se trocar. O banheiro reservado é só para fazer as necessidades mesmo.

Existem assuntos proibidos? QUASE VERDADE

Esses temas não são claramente proibidos, mas em "A Fazenda", por exemplo, a produção pede para os peões evitarem assuntos polêmicos, como política e religião, lembra Nicole Bahls.

Continua depois da publicidade

Vanessa Mesquita conta que já citou uma palavra nada bem-vinda na Globo.

Uma vez, a gente estava conversando sobre outro reality, de outra emissora, e aí a produção pediu para evitar falar disso.

As festas são open bar? MITO!

Dá uma vontade de se jogar nas festas que os programas oferecem? Mas você sabia que elas não têm bebida liberada a noite toda?

Acabou a bebida em algumas festas. A gente implorava e, às vezes, não liberavam mais.

Amanda Djehdian

Continua depois da publicidade

Na minha época, só tinha champagne e ice. Nada de vodca. E nunca eram repostas!

Ana Madeira do "BBB 9"

Agressão física é o único motivo que causa expulsão? MITO!

Todo mundo sabe que os participantes não podem se bater durante o programa, né? Mas há outras razões que podem gerar expulsão como agressão verbal, abuso psicológico ou intimação da polícia.

Em "A Fazenda", Nicole diz que o tratamento é ainda mais linha-dura.

Não pode nem tentar olhar no rosto dos câmeras que corre o risco de ser expulso!

Continua depois da publicidade

Os participantes recebem roupas para entrar na casa? VERDADE!

Todo o mundo leva suas roupas e seus pertences para dentro do programa, mas também rola aquela ajudinha. Além dos looks para as festas, os participantes também ganham roupas para o dia a dia, pelo menos no "BBB".

Nunca vou esquecer. A produtora de moda viu minha mala e falou: 'Pega uns trapinhos para ela que ela gosta disso!'

Relembra Vanessa

Eles têm acesso a camisinha e pílula do dia seguinte? VERDADE!

A audiência e a curiosidade dos fãs só crescem quando os edredons são bagunçados nos realities. Vanessa Mesquita conta que não tem regra que proíba sexo explícito, mas que vai do bom senso de cada um.

Preservativos ficam disponíveis sempre na despensa. Se alguém precisar de pílula do dia seguinte, é só pedir para a produção.

Continua depois da publicidade

O prêmio tem desconto em impostos? MITO

Engana-se quem pensa que o valor era reduzido devidos aos impostos. Vanessa Mesquita ganhou mesmo o R$ 1,5 milhão na 14ª edição. E os prêmios não demoram muito a chegar.

Todos os prêmios que eu ganhei demoraram mais ou menos um mês para chegar, incluindo uma TV. O prêmio em dinheiro para os finalistas não tem desconto de impostos, é aquele valor que aparece para o público mesmo.

Mas ainda teve caso de prêmio conquistado nas atividades do reality que nem chegou. De 2009 até hoje, Ana Madeira ainda espera um deles. Será que vem aí?

Continua depois da publicidade

Minha cesta de ovos de Páscoa da Garoto estou até hoje esperando. O carro eu recebi um pouco tempo depois, mas tive que pagar IPVA para retirar.