Topo

Mauricio Stycer

Após protestos, "Casseta & Planeta" ganha menção em especial da Globo

 Claudio Manoel, Beto Silva, Helio de la Peña, Reinaldo, Marcelo Madureira e Hubert em 2019 - Casseta & Planeta (Divulgação)
Claudio Manoel, Beto Silva, Helio de la Peña, Reinaldo, Marcelo Madureira e Hubert em 2019 Imagem: Casseta & Planeta (Divulgação)

Colunista do UOL

27/09/2020 11h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro episódio do "Globo Repórter" dedicado aos 70 anos da televisão, na sexta-feira, 18 de setembro, provocou muitas reclamações de espectadores tanto por causa das escolhas feitas pelos editores do programa quanto pelas ausências.

O protesto mais ruidoso foi causado pelo bloco dedicado ao humor na televisão. Em cinco minutos, o "Globo Repórter" lembrou de Ronald Golias, Jô Soares, Chico Anysio, e programas como "Praça da Alegria", "Planeta dos Homens", "TV Pirata", "Sai de Baixo", "Zorra Total" e "Tá no Ar".

A ausência de qualquer menção ao "Casseta & Planeta", exibido na Globo por cerca de 20 anos, entre 1992 e 2012, chamou muita atenção. "Alguém consegue explicar por que o Casseta foi apagado pela Rede Globo no programa sobre os 70 anos da TV brasileira?", perguntou Hélio de la Peña no Twitter.

A Globo não deu qualquer satisfação sobre o erro, mas o corrigiu uma semana depois. No segundo episódio do "Globo Repórter" sobre os 70 anos da TV, exibido nesta sexta (25), foi inserida uma menção ao "Casseta & Planeta" ao final de um bloco dedicado aos programas de auditório.

Por cerca de 40 segundos, o grupo de humor foi lembrado. "Eles eram impossíveis. Brincavam com a crítica social. Vinte anos de diversão", lembrou o "Globo Repórter". O especial aproveitou para fazer menção a duas atrações de outras emissoras. "Os cassetas fizeram escola: a galera do 'Pânico" e a turma de preto, do CQC'", narrou Edney Silvestre.