PUBLICIDADE
Topo

70 anos de TV

A história da televisão no Brasil


Saudade da 'TV Colosso', né, minha filha? Por que o programa não volta

'TV Colosso' foi sucesso nos anos 1990
'TV Colosso' foi sucesso nos anos 1990
TV Globo/Reprodução

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

26/09/2020 04h00

Já faz mais de 20 anos que a "TV Colosso" saiu do ar, na Globo. Mas ela segue viva na cabeça de tantos brasileiros que passaram a infância se divertindo com as aventuras de Priscila e companhia. Na comemoração de 70 anos da TV, é impossível não falar de um dos maiores fenômenos infantis da telinha.

Continua depois da publicidade

Splash foi atrás dos criadores da turma que embalou as manhãs da Globo entre 1993 e 1997. Luiz Ferré e Beto Dorneles tentaram nos responder por que a "TV Colosso" até hoje não voltou para matar nossa saudade.

TVCO - TV Globo/Reprodução - TV Globo/Reprodução
"TV Colosso"
Imagem: TV Globo/Reprodução

Nostalgia total

Há tanto tempo fora do ar, personagens como a Priscila seguem firmes nas redes e participando de eventos.

A Priscila tem o Instagram, é convidada para participar de programas como o 'Mais Você'... Ela se já atualizou, hoje ela é uma blogueira, fala de fitness, faz pilates.

Beto Dorneles

Por que não reprisa?

Beto e Ferré contam que, desde o fim do programa, tiveram várias reuniões com a Globo tentando reviver a "TV Colosso". Nada ia para frente, porém, pela lei que proíbe publicidade voltada para crianças, o que dificulta o patrocínio de atrações infantis.

Continua depois da publicidade

A Resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) de 2014 estabelece que elementos ligados ao universo infantil são considerados abusivos na publicidade.

Luiz Ferré conta que já houve conversas com a Globo. "É um namoro intenso, quero que vire casamento. Da nossa parte, existe interesse. Sempre pensamos em projetos com a Globo. Oferecemos versões, novas roupagens, spin-offs dos personagens. O Globoplay seria um lugar muito legal para a 'TV Colosso'."

Splash procurou a Globo para saber por que o infantil nunca teve uma segunda chance. A emissora destacou que não tem mais atrações para crianças. Por sua vez, o Viva, canal de reprises, alegou que, estrategicamente, a ideia não foi para a frente. E não há previsão de que isso aconteça.

Continua depois da publicidade

Substituindo Xuxa

A "TV Colosso" entrou no ar substituindo ninguém menos do que Xuxa Meneghel. A apresentadora tinha ido apresentar um programa nos EUA na época, e a faixa infantil precisava de um "esquenta" antes do início da atração de Angélica.

O projeto era para ficar só quatro meses no ar e acabou durando quase cinco anos! Tivemos uma empatia muito grande com o público, foi um sucesso de audiência e sempre contamos com total liberdade da Globo.

Luiz Ferré

Dedo do Boninho

Um dos que mais batalharam pelo sucesso da "TV Colosso" foi Boninho! Na década de 1980, ele já tinha trabalhado com o Grupo Cem Modos, de Beto e Ferré, em um programa de clipes.

"O Boninho me disse que as novas ideias bateram na trave", lamenta Dorneles.

Continua depois da publicidade
BONI - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Boninho, no Domingão do Faustão (Reprodução)
Imagem: Reprodução / Internet

Ritmo alucinante

Apesar de lembrarem com carinho da "TV Colosso", todos reforçam o quanto era complicado dar conta de tanto trabalho.

Famosos cartunistas como Laerte, Angeli e Glauco foram convidados para escrever os roteiros da atração.

Era completamente intenso. Nós fizemos quase mil episódios.

Luiz Ferré

A cartunista Laerte também se lembra do fluxo frenético de trabalho na época.

A gente não achava que seria tão acelerado. O programa de estreia ficou pronto horas antes de ir ao ar! Era uma correria. A produção de roteiros era insana.

Continua depois da publicidade

Beto também se recorda de muitas noites maldormidas por causa do trabalho, mas não esconde o carinho pelo programa.

A gente gravava todos os dias durante um mês. Não tinha folga. Eu ia para o hotel cansado e voltava no dia seguinte cansado. Mas tenho saudade dessa roda-viva que passamos.

Investimento de ponta

Para dar vida aos diversos bonecos que apareciam na "TV Colosso", várias técnicas eram utilizadas. Alguns eram fantoches, outros tinham gatilhos eletrônicos para mexer olhos e pálpebras.

TVCOL22 - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Cena do programa 'TV Colosso'
Imagem: Acervo/Globo

Só para coordenar os movimentos de Borges, eram necessárias cinco pessoas no estúdio. Priscila exigia outras três. A Globo construiu uma oficina de eletrônica, mecânica e esculturas para a manutenção de tantos bonecos.

Continua depois da publicidade

Eles me levaram para Los Angeles, onde era gravado 'Família Dinossauro'. Compramos material em Nova York e Boston. Trouxe coisas dos grandes estúdios dos EUA.

Beto Dorneles

Legado

Ferré acredita que o segredo do sucesso da "TV Colosso" era unir educação ao humor.

"A gente trouxe o humor para programas de criança. O Brasil sempre fez programas educativos, mas a gente acreditava que o humor era educativo."

TV COLOSSO - TV Globo/Reprodução - TV Globo/Reprodução
Imagem: TV Globo/Reprodução

Laerte tem uma visão um pouco mais pessimista do projeto e revela nem ter assistido ao programa durante sua exibição original!

Continua depois da publicidade

As lembranças são mistas. A 'TV Colosso' inaugurou uma alternativa à Xuxa, lidou com um imaginário interessante. Mas tivemos momentos de tensão. O programa deixou mais uma promessa do que um legado.

No fim, só nos resta torcer para que a "TV Colosso" um dia volte ao ar e encante novas gerações!