Topo

Pedro Antunes

Visionário, David Bowie era um TikToker antes mesmo da criação da internet

David Bowie Ziggy Stardust
David Bowie Ziggy Stardust
Divulgação

Colunista do UOL

08/01/2021 10h12

Na data em que David Bowie comemoraria 74 anos, o artista 'ganhou' uma conta oficial no TikTok. O anúncio, com pompa, revela que as músicas do inglês estão disponíveis na rede social e que também foi criado um perfil para Bowie, a ser municiado com vídeos exclusivos e tudo mais.

Vídeos como este abaixo:

@davidbowie

Continua depois da publicidade

Bowie, que morreu dia 10 de janeiro de 2016, dois dias após comemorar os 69 anos, era visionário. Entendeu a puerilidade da música pop como poucos. Tudo é passageiro. Tudo se transforma.

Foi chamado de Camaleão e não à toa. Vivia como a verdadeira metamorfose ambulante musical. Como um ator que interpreta um personagem, Bowie se transformava visualmente, ao mesmo tempo em que vestia uma nova roupa sonora.

Foi do folk espacial com "Space Oddity" (1969) ao alienígena roqueiro, devasso e desolado Ziggy Stardust (três anos depois, em 1972). Flertou com a soul music (no disco "Young Americans", 1974) e afundou-se no vício por cocaína (no disco "Station For Station", de 1976).

Chegou ao pop das pistas (com "Let's Dance", de 1983) e foi parar até no rock industrial já na década de 1990 (com o potente e subestimado "Earthling", de 1997).

Bowie era muito a frente do próprio tempo. E a cada nova transformação social que vemos diante de nós, isso fica ainda mais claro. Parece que estamos sempre correndo atrás de algo que Bowie mostrou décadas atrás.

Continua depois da publicidade

Na música pop, estamos na era do TikTok, a plataforma chinesa que prega pela criação de conteúdo rápido e divertido. Vídeos com dancinhas e dublagens são os favoritos, certo?

Há artistas que já criam canções pensando em como torná-las um sucesso no TikTok, afinal, viralizar por lá é garantia de sucesso da música em plays. O UOL, aliás, já cantou essa bola em uma ótima reportagem de Guilherme Lucio da Rocha e Mari Monts.

Bowie morreu meses antes do lançamento do TikTok, em setembro de 2016. Ainda assim, já era perfeito para a plataforma.

Quer dancinha?

Ele tem.

Quer opções de canções para dublar?

Bowie tem também.

Quer uma performance completa?

Já sabe, né? Conte com David Bowie

Continua depois da publicidade

Bowie já era um "artista TikTok" antes mesmo da gente saber que isso existia.

Mais um acerto do Cameleão.

Abaixo, escolhi, seis músicas extremamente dançantes para quem quer arrasar na plataforma com a trilha do músico inglês.

Preparados?

'Under Pressure' (1982), do Queen com David Bowie

Beat perfeito, duas vozes e infinitas possibilidades para dublar e brincar com essa música.

'Space Oddity' (1969)

Ótima para contar a história trágica de Major Tom, personagem da música, em vídeo.

'Let's Dance' (1983)

O nome diz tudo, não é? Se jogue nesta dancinha!

Continua depois da publicidade

'Heroes' (1977)

Depois de se afundar nas drogas, Bowie correu para Berlin para se afastar e lá criou uma trilogia de discos icônica. Essa é a música mais famosa desta fase, sem dúvida.

'Life On Mars?' (1971)

Mais uma música com um andamento ótimo para performances inspiradas no TikTok. Fantasias são bem-vindas nestes vídeos, aliás.

'Lazarus' (2016)


Último disco de David Bowie, 'Blackstar' é uma despedida. Melancólico até a unha do dedão do pé. No vídeo acima, atenção à dancinha de Bowie perfeita para o TikTok aos 2 minutos e 4 segundos.

Pensou em outra música que funciona para o TikTok? Deixa a sugestão ali nos comentários.