Topo

Pedro Antunes

'Beleléu Via Embratel': inédita de Itamar ganha vida depois de 39 anos

Itamar Assumpção, em ensaio fotográfico de 1990 - Glória Flugel / Divulgação
Itamar Assumpção, em ensaio fotográfico de 1990 Imagem: Glória Flugel / Divulgação

Colunista do UOL

05/11/2020 15h07

Sem tempo?

  • 39 anos depois, 'Beleléu Via Embratel' ganha nova vida
  • A música foi criada para participar do festival MPB-Shell, de 1981
  • A versão lançada agora tem participação da cantora Liniker e do trombone de Edy Trambone
  • "Enfim eu vim foi pra tocar mais fogo neste inferno", canta Itamar Assumpção
  • Música ganha vida com o clipe com imagens do acervo do Museu Virtual Itamar Assumpção
  • Anelis Assumpção, filha de Itamar, assina a produção musical da faixa

É daquelas histórias inexplicáveis, de canções guardadas, perdidas no tempo, empoeiradas. Sem mofo, porque os versos de Itamar Assumpção são assombrosamente atuais, mesmo 39 anos passados. Chega agora, hoje (5), uma inédita do artista, cantor e compositor, acompanhado da icônica banda Isca de Polícia.

"Beleléu Via Embratel", produzida esmeradamente por Anelis Assumpção, ganha o mundo pela primeira vez de forma oficial, em fonograma, depois de ter sido criada para o festival MPB-Shell, de 1981.

A versão lançada agora tem participação da cantora Liniker, do trombone de Edy Trambone e distribuição da Altafonte.

"Enfim eu vim foi pra tocar mais fogo neste inferno"

Olha que coisa linda esse verso.

Aos 31 anos, quando criou a música, Itamar Assumpção soltava fogo pelas ventas. Delirante, ele mostrava aquela lírica tão intrincada, alucinante e, ao mesmo tempo, popular. Entortava padrões, envergava regras e métricas.

Criada em 1981, portanto, "Beleléu Via Embratel" ganhou poucas versões ao vivo. Nunca entrou em um álbum. Foi registrada em estúdio uma segunda vez, em 1991, dez anos depois, gravada ao lado de outras canções para um projeto na Alemanha.

O projeto também foi engavetado, mas é essa a versão que foi usada para o resultado lançado em 2020, acompanhado desse clipe com imagens do mago Itamar Assumpção tiradas do acervo do Museu Virtual Itamar Assumpção (o MU.ITA - um nome genial demais).

Na música, Itamar está acompanhado de integrantes da Isca de Polícia, que o acompanhou por anos, com Paulo Le Petit no baixo, Luiz Chagas na guitarra. Os backing vocals são cantados por Vange Milliet, Tata Fernandes e a já citada Liniker.

"Eu solto as garras, boca espumando de ódio", canta Itamar em "Beleléu Via Embratel". Ele, também Nego Dito e Beleléu, faz referências às outras composições da carreira. Entusiastas de Itamar perceberão algumas delas. A "boca espumando de ódio", por exemplo, é uma referência à "Nego Dito", outro clássico do artista.

Mais um ano nos arquivos e essa canção seria uma quarentona. Ainda bem que chegou nesse inacreditável 2020.