Topo

Mauricio Stycer

Vídeo vazado expõe relato de Emilly a médico e advogada do BBB sobre Marcos

Emilly logo após voltar do confessionário, onde falou com um médico e uma advogada sobre Marcos - Reprodução/TV Globo
Emilly logo após voltar do confessionário, onde falou com um médico e uma advogada sobre Marcos Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

27/08/2020 01h51Atualizada em 27/08/2020 18h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Três anos e quatro meses depois de Emilly Araujo ser chamada no confessionário para falar de sua conturbada relação com Marcos Harter no "BBB 17", surgiu um vídeo que mostra a conversa que ela teve com uma advogada e um médico da Globo naquele dia 10 de abril de 2017. Horas depois deste encontro, a Globo anunciou a eliminação de Harter.

São quase dez minutos de imagens e áudio de boa qualidade. Emilly veste um roupão vermelho e por baixo está usando um biquíni. A pedido do médico, que ela já conhecia, a participante mostra uma marca na parte anterior do braço esquerdo. "Lembra aquele roxo que eu te mostrei no meu braço? Foi o Marcos que fez. Agora já saiu", diz ela apontando para o local.

E acrescenta: "Ainda tem um pouquinho aqui". O médico pergunta: "Isso aqui foi uma pressão?" E, enquanto a advogada fotografa a marca, Emilly diz: "É. Ele apertou". O médico pergunta: "Foi um beliscão?" E ela confirma.

Uma voz de uma quarta pessoa surge: "Emilly, quando foi esse apertão?" E a participante responde: "Foi na festa na piscina, retrô. Quando a gente estava deitado naquela coisa preta em cima da hidro."

Em seguida, Emilly toma a iniciativa de mostrar o punho do braço direito e diz: "Ele apertou aqui e aqui anteontem". A advogada vê uma "marquinha". E o médico diz, se entendi direito, "muito ligeiro".

Emilly descreve o que ocorreu: "E ele apertou muito forte o meu pulso e não deixou marca. Só um pouquinho aqui. Mas doeu bastante na hora. Reclamei pra ele que tava doendo, que ele tava apertando muito forte o meu pulso".

Segue este diálogo:

Médico: Houve alguma lesão na ocasião ou não? Você só sentiu dor?
Emilly: Só senti bastante dor. E foi isso que aconteceu.
Médico: Mais alguma coisa que você queira relatar.
Emilly: Às vezes, ele perde o controle.
Médico: Fisicamente?
Emilly: Não. Foi só isso.
Médico: Fisicamente, você tem esses dois pontos a declarar. Quer me informar mais alguma coisa?
Emilly: Naquele dia que a gente discutiu de manhã, eles (direção do programa) ficaram assustados porque quando eu fiquei falando pra ele (Marcos) que não queria falar com ele, ele me forçou a falar com ele. E quando a gente deitou no chão, ele bat... ele segurou meu rosto assim e, não ficou doendo, mas ele bateu minha cabeça assim, balançou minha cabeça. Eu assustei com aquilo e ele começou a chorar. Daí eu perdoei ele.

O médico diz para a advogada: "Eu estou satisfeito". E ela responde: "Eu também".

Um dia antes, no domingo, 9 de abril, Marcos e Emilly já haviam sido chamados ao confessionário por causa de uma briga que tiveram na noite do dia 8, quando o médico encurralou a jovem contra a parede.

Na ocasião, o apresentador Tiago Leifert informou ao público que a produção poderia intervir caso a participante reclamasse. É a esta conversa com a direção que Emilly se refere quando fala com o médico.

Na tarde do dia 10, uma delegada da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo para tratar do caso. É depois desta visita que ocorre a conversa de Emilly com a advogada e o médico a serviço da Globo.

A primeira parte da conversa, antes da chegada do médico, é só com a advogada, que se apresenta como Raquel.

Ela diz: "Sou Raquel, advogada, represento a TV Globo. Por conta do seu último desentendimento com o Marcos, a Delegacia de Atendimento à Mulher sugeriu que nós viéssemos aqui falar com você e alertar, dizer a você que, enquanto mulher, você tem o direito, caso queira, a medidas protetivas de urgência. Se você se sentir ameaçada ou agredida, a partir de agora, você pode solicitar medidas protetivas contra o Marcos."

A advogada repete este texto inicial uma segunda vez e pergunta: "Alguma coisa a dizer sobre isso, se quer ou não quer alguma medida a partir de agora?"

Emilly responde: "Não. Inclusive isso é uma coisa que eu quero conversar com ele (Marcos) porque o que aconteceu foi grave. Eu prefiro às vezes fechar meus olhos para situações como essa. Mas quando eles (a direção do programa) me alertaram que eles estavam preocupados com as atitudes dele comigo, eu decidi ficar mais quieta, decidi, mesmo que eu ache que ele esteja errado, não falar, pra ele não agir mais daquela forma".

A advogada a interrompe e repete que Emilly tem o direito de pedir proteção. "Se você decidir que não deseja que ele se aproxime de você, você tem esse direito enquanto se sentir ameaçada ou agredida. Você imediatamente informe, que as medidas serão tomadas em desfavor dele".

Neste mesmo dia, algumas horas depois, o apresentador Tiago Leifert anunciou a eliminação de Marcos e disse: "A gente recebeu a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher que nos solicitou as imagens de discussões entre Marcos e Emilly. A delegada instaurou um inquérito para apurar uma possível agressão física".

E acrescentou: "Com base nesse inquérito, tivemos uma nova conversa profunda com a Emilly, inclusive com exame médico. Desde o primeiro momento, desde que tudo aconteceu, a Globo agiu firmemente, incansavelmente, a gente envolveu advogados, especialistas, psicólogos, conversamos muito para tomar a decisão correta, decisão justa".

Globo e Harter divulgam notas

A Globo afirma que as imagens do encontro de Emilly Araújo com uma advogada e um médico durante o "BBB 17", vazadas na noite de quarta-feira (26), são as mesmas que a emissora entregou "às autoridades competentes" em cumprimento uma determinação judicial este ano.

As imagens foram enviadas em resposta a uma ação judicial que Marcos Harter move contra a Globo. Como informou o Noticias da TV em fevereiro, o médico entrou com um processo por danos morais contra a emissora, em que pede indenização de R$ 750 mil.

A ação foi distribuída à 28ª Vara Cível de São Paulo no dia 20 de fevereiro. Nela, Harter argumenta que sua imagem foi prejudicada pela emissora ao ser expulso do "BBB17".

A nota divulgada pela Globo nesta quinta-feira diz o seguinte: "A Globo tem rígidas medidas de segurança da informação constantemente revistas. No caso específico dessas imagens, em cumprimento a uma determinação judicial, elas foram entregues às autoridades competentes na ação movida pelo ex-participante do BBB, Marcos Harter, contra a Globo."

Harter também divulgou uma nota sobre as imagens vazadas, na qual faz acusações contra Emilly e a Globo. Ele diz que foi agredido pela participante e critica a emissora por não mostrar isso no programa.

Tanto Emilly quanto a Globo tomaram conhecimento das acusações de Harter, mas me informaram que não pretendem responder.

A nota de Harter diz o seguinte: "Eu saí do programa com meus braços cheios de marcas das unhas de Emilly e isso nunca foi levado em consideração, além das outras agressões que ela fez contra mim, e isso nunca foi abordado pela Globo. Se de fato Emilly foi agredida, por que as mais de 200 câmeras do programa não conseguiram registrar tais cenas e estas nunca vieram ao público? Garanto que nunca virão; pois não existem."


Emilly estuda ação judicial contra o médico

Campeã do "BBB 17", Emilly Araújo se surpreendeu com as declarações do médico Marcos Harter, divulgadas nesta quinta-feira (27), acusando-a de agressão contra ele durante o reality show.

Enviado por seu advogado, Paulo Victor Lima, a nota enxerga uma "verdadeira campanha vexatória contra a honra de Emilly" e sinaliza que a ex-participante decidiu mover uma ação judicial contra Harter.

"Lamentável a postura adotada pelo Dr. Marcos, o qual continua com uma verdadeira campanha vexatória contra a honra de Emilly ao proferir acusações levianas e sem nenhum lastro probatório", diz o texto.

Prossegue a nota: "Harter não pode contorcer seu direito de defesa para proferir ataques contra Emilly. Todas as medidas judiciais possíveis serão adotadas para romper com este círculo pernicioso".