Topo

Mauricio Stycer

Não importa quem ganhe, BBB 20 é sobre Babu e a rejeição que ele sofre

Após escapar do seu oitavo paredão, Babu chora abraçado a uma almofada que ele apelidou de Wilson  - Reprodução/TV Globo
Após escapar do seu oitavo paredão, Babu chora abraçado a uma almofada que ele apelidou de Wilson Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

15/04/2020 00h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já são 85 dias de "BBB 20" e 14 eliminações. Em oito das disputas, o ator Babu Santana apareceu entre os indicados. Na maior parte das vezes, o público não se importou com ele. Em duas votações, contra Pyong e Gizelly, ele passou aperto.

A situação é inédita na história do programa. Em 20 edições nunca um mesmo participante foi e voltou de oito paredões. Por que esta insistência em o indicar?

O ator está longe de ser um típico "vilão" de BBB. Não é um grande articulador de votos, não é "leva e traz", não é líder de nenhum grupo, não "traiu" ninguém, não conspirou contra qualquer rival.

Não estou dizendo que Babu seja um ser humano perfeito. Cometeu erros no programa, foi incoerente em alguns momentos, se associou (ou foi levado a se associar) com figuras que eram mal vistas pelo público e não é o tipo mais sociável em um jogo de convivência.

É um personagem normal em um "BBB". Imperfeito (ainda bem) e carismático, com uma história de vida dura e ao mesmo tempo fascinante.

Se a insistência dos participantes em indicar Babu é um mistério, ainda mais complexa é a relação do público com o ator. À medida em que foi avançando no jogo, ele foi conquistando a antipatia dos fã-clubes de outros participantes.

Na disputa com Pyong, em 17 de março, Babu ficou perto de ser eliminado (recebeu 47% dos votos). Foi uma situação compreensível, dada a presença expressiva do mágico e hipnólogo nas redes sociais.

Um mês depois, ao enfrentar Gizelly, a situação mudou. A advogada está longe de ter um grande fã-clube, mas aparentemente contou com a ajuda dos fãs de Rafa e Manu (além dos de Pyong e Marcela), que votaram para eliminar Babu. Por quê?

Até o apresentador Tiago Leifert estranhou esta situação e perguntou aos indicados deste paredão quem eles imaginavam que deveria estar torcendo por eles aqui fora. Babu citou as torcidas de Rafa e Manu. Em tese, faz todo sentido, mas a realidade mostrou que ele estava errado.

Babu teve 41,33% dos votos nesta terça-feira, apenas dois dias depois de ter recebido menos de 1% no paredão que eliminou Flay. Como se explica uma coisa dessas? Não foi o fã-clube de Gizelly, seguramente, que provocou esta mudança.

O ator dá sinais de ter conquistado uma base forte de admiradores e torcedores. Mas é difícil dizer se terá chances em uma disputa direta com as participantes mais articuladas nas redes sociais. Em todo caso, qualquer que seja o desfecho do reality show, não tenho dúvidas em dizer que este foi o BBB de Babu Santana.