Topo

Mauricio Stycer

Equipe do Zorra dá apoio a Melhem: "nunca praticou assédio moral conosco"

Parte do elenco e da equipe do "Zorra" com Melhem (de paletó azul) na primeira reunião de 2020 - Reprodução
Parte do elenco e da equipe do "Zorra" com Melhem (de paletó azul) na primeira reunião de 2020 Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

08/02/2020 05h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atores, redatores e técnicos do "Zorra" enviaram esta semana à Globo um abaixo-assinado em defesa de Marcius Melhem, acusado de assédio moral pela atriz Dani Calabresa. O texto afirma que o coordenador de humor da emissora nunca praticou assédio moral contra nenhuma das 55 pessoas que assinam a nota.

O caso foi noticiado originalmente pelo jornalista Leo Dias, colunista do UOL, em 26 de dezembro de 2019. No mesmo texto, ele informava que as atrizes Renata Castro Barbosa e Maria Clara Gueiros também haviam denunciado Melhem. As duas negaram o fato no mesmo dia. Leo Dias também informou que Marcelo Adnet testemunhou a favor das atrizes, o que ele negou um dia depois.

A denúncia de Calabresa está sendo investigada pelo comitê de auditoria e compliance do Grupo Globo (a área que avalia se o que ocorreu está em conformidade ou não com regras da empresa). A atriz ainda não se manifestou publicamente sobre o caso. Melhem também não falou nada a respeito até o momento.

Calabresa deixou o "Zorra" em novembro passado, pouco depois de renovar o seu contrato com a emissora, tornando-se também autora, como informou o jornalista Daniel Castro. Esta semana ela estreou um quadro semanal no programa "Se Joga".

"Registramos aqui o nosso inconformismo com o teor da nota e declaramos à direção da Globo que o nosso colega Marcius Melhem em tempo algum praticou assédio moral com qualquer um de nós", diz o texto do abaixo-assinado enviado à direção de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (veja a íntegra abaixo).

"Temos todos ali uma relação baseada no diálogo, profissionalismo e respeito. Toda solidariedade a Marcius Melhem diante dessa maldade, que não vai destruir a harmonia entre nós, nem o prazer de trabalhar neste projeto que nos orgulha tanto", diz ainda o texto.

Profissionais que já trabalharam com Melhem também estão recolhendo assinaturas para um outro abaixo-assinado em apoio ao executivo, que hoje é responsável por todos os programas de humor da Globo ("Zorra", "Fora de Hora", "Escolinha do Professor Raimundo", "Isso a Globo Não Mostra").

Na última quinta-feira (06), Melhem foi recebido com aplausos pela equipe do "Zorra", na primeira reunião da equipe em 2020. Marisa Orth e Diogo Vilela foram apresentados como novidades do elenco. Inúmeras pessoas que participaram do encontro divulgaram fotos ao lado de Melhem (veja imagem acima), num sinal de desagravo ao executivo.

Rio de Janeiro, 04 de fevereiro de 2020

à direção de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico
C.C. Coordenação de humor

Prezados,

"Durante as nossas férias fomos surpreendidos com a publicação 'coordenador da área de humor da Globo é denunciado por assédio moral', veiculada em 26/12/2019 em O Dia e UOL pelo colunista Leo Dias com o subtítulo 'Marcius Melhem está sendo denunciado por assédio moral por uma série de atrizes do núcleo de humor da emissora'. Sobre isso, nós, profissionais ligados ao programa Zorra abaixo-assinados registramos aqui o nosso inconformismo com o teor da nota e declaramos à direção da Globo que o nosso colega Marcius Melhem em tempo algum praticou assédio moral com qualquer um de nós. Temos todos ali uma relação baseada no diálogo, profissionalismo e respeito. Toda solidariedade a Marcius Melhem diante dessa maldade, que não vai destruir a harmonia entre nós, nem o prazer de trabalhar neste projeto que nos orgulha tanto."