Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Regina Casé sobre sexo da mulher mais velha: 'Existe uma pressão social'

Regina Casé, 70, volta a dar vida à Dona Lurdes, personagem marcante da novela "Amor de Mãe" (2019 - 2021, Globo), em "Dona Lurdes, O Filme", que estreia hoje nas redes de cinema Cinemark.

A atriz, em entrevista à coluna durante a pré-estreia no Rio, conta que a possibilidade de reviver a mãezona da trama de Manuela Dias é um presente para os fãs que tanto pediram.

"Que delícia poder matar a saudade da Dona Lourdes. Esse filme é uma vitória do público. Todos pediam tanto. Qualquer coisa que eu postava sobre a Dona Lurdes já me pediam filme e uma série. Sobre a série, eles ainda estão reclamando (risos). Querem uma 'grande família' sobre a história dessa personagem", diz a atriz.

No cinema, Lurdes enfrenta o "ninho vazio" após os filhos, já adultos, saírem de casa ou não dependerem mais tanto dela. A trama mostra, em um grande tom de comédia, como a mãezona dá a volta por cima e passa a aproveitar ainda mais a vida.

A personagem encontra, inclusive, um namorado, interpretado por Evandro Mesquita, e aborda a sexualidade da mulher que já foi mãe e criou os filhos.

É o momento que ela parou de pensar nos outros e passou a pensar nela. A Dona Lurdes achou que ia ficar ali, esquecida, mas consegue dar uma virada em sua vida.
Regina Casé.

A atriz conta que falar de sexo da mulher mais velha é um "tabu", e acredita que Dona Lurdes pode inspirar outras mulheres:

Falamos tanto de etarismo, né? Os filhos quando escutam a Lurdes falando 'transar' não querem nem ouvir, ficam em pânico. O sexo é um tabu neste lugar [da mulher que já foi mãe e criou os filhos]. Existe uma pressão social que faz ela questionar: 'será que eu posso? será que eu devo?'. A Lurdes passou por isso, mas graças a Deus se libertou.

Continua após a publicidade

"Dona Lurdes, O Filme" é criado também por Manuela Dias, autora de "Amor de Mãe" e do livro "Diário da Dona Lurdes", que inspira o filme. Os filhos de Lurdes, interpretados por Thiago Martins, Chay Suede, Juliano Cazarré, Jéssica Ellen e Nanda Costa, voltam ao cinema para contar a história. Participam ainda Enrique Diaz, Humberto Carrão e Arlette Salles.

O filme foi rodado entre novembro e dezembro de 2023 nos Estúdios Globo, no Rio. É o segundo longa realizado pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo [o primeiro foi 'Ritmo de Natal'] e o primeiro que faz uma experimentação nas salas de cinemas. O longa tem direção artística de Cristiano Marques, produção de Luciana Monteiro, e direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Regina Casé em pré-estreia de Dona Lurdes, O Filme
Regina Casé em pré-estreia de Dona Lurdes, O Filme Imagem: Roberto Filho / Brazil News

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes