Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As duas maiores mentiras do BBB 23: Sarah Aline planta e Amanda jogadora

Colunista do UOL

12/04/2023 09h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Faltam menos de duas semanas para o fim do BBB 23 (Globo) e já é possível citar mentiras que parte do público (e alguns jogadores) acreditaram bastante durante a temporada. Arrisco a apontar as duas maiores: que a brilhante Sarah Aline tenha sido planta e que a protegida Amanda seja uma grande jogadora.

A representante do "Deserto", Amanda, virou até mesmo meme nas redes sociais por suas inúmeras imagens deitada na cama, com pouca expressão, e bem pouca vontade de se envolver no jogo. Além disso, ficar "plantada" no Big Fone foi uma de suas grandes estratégias: até agora ela não atendeu nenhum.

É preciso reconhecer que Amanda tem uma forte torcida e, ao meu ver, assim como já apontado por Fred Nicácio, isso só se justifica pela grande fanfic da temporada: o ship 'docshoes'.

No entanto, fora dessa bolha o que mais escuto é: por que Amanda é a favorita? Difícil responder. Jogadora não foi. E nas poucas movimentadas precisou de um empurrãozinho dos colegas e um grande reforço positivo para sair do lugar [da cama].

Então o que ela fez para ser jogadora? Talvez meu amigo Chico Barney, especialista no assunto, consiga dar pistas sobre. Eu não entendo.

E a Sarah Aline? Até uma pessoa que não assiste mais o reality com tanta assiduidade - o meu caso nestes últimos dias, confesso - consegue apontar muitos motivos para ela ter sido completamente fascinante neste jogo. Algo bem diferente da mentira que querem acreditar que ela seja uma planta.

Aliás, para começar, acho que nenhuma planta conseguiria se relacionar com Ricardo Alface. O homem é tão agitado e um dos que mais movimenta a casa. Mesmo que ela quisesse, não conseguiria ficar parada ao seu lado, e não fica. Se posiciona contra, a favor, briga, reclama, e faz seu jogo e seus aliados.

É verdade que diante de Nicácio, Domitila e outros já eliminados, Sarah Aline demorou a se mostrar no jogo. Ela não é de gritar, fazer barraco, esse não é o seu jogo.

Porém, minha primeira lembrança da psicóloga mostrando para o que veio foi antes mesmo do quinto eliminado - Cristian - deixar a casa. Isso em fevereiro. Foi ela que expôs o plano do bonitão contra Bruna Griphao e Paula, e revolucionou a semana da casa. Planta faz isso?

Sarah observa bastante e age na hora certa. Tem bons confrontos no Jogo da Discórdia, mas não deixa para desafiar seus rivais apenas às segundas-feiras. Com o tempo ganhou coragem e faz uma reta final brilhante.

E se ainda restar dúvidas, basta comparar a sister com a rainha das plantas da história do BBB: a querida Brunna Gonçalves.

Acreditar em mentiras ou não é uma escolha do público. Mas a reta final está aí, e tem gente apontado como favorito apoiado pela falsa ilusão de ser um bom jogador. Será que estão todos atentos? Vale se questionar.