Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wesley Safadão é cortejado por Bolsonaro em busca de votos no Nordeste

Wesley Safadão faz o W com os dedos e seguidores já pedem posicionamento pró-Bolsonaro - Reprodução/Instagram
Wesley Safadão faz o W com os dedos e seguidores já pedem posicionamento pró-Bolsonaro Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

14/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Wesley Safadão se tornou o grande desejo da campanha de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após tentar reunir sertanejos em Brasília, conforme noticiado por esta coluna de Splash, o foco agora é conquistar o apoio público do forrozeiro com grande engajamento no Nordeste.

O objetivo da campanha de Bolsonaro é convencer Safadão - que figura entre os artistas mais tocados, e tem mais de 37,9 milhões de seguidores no Instagram — a se aproximar de bandeiras e representantes do partido nas próximas semanas, e declarar seu voto na semana do segundo turno. A estratégia é para ganhar forças no Nordeste, região em que os votos predominam em Lula.

O forrozeiro não teria dado ainda seu "ok" final para o plano. Safadão não quer que discursos políticos atrapalhem a gravação de seu novo DVD, no dia 22 de outubro, em Caruaru, Pernambuco.

O nome do cantor também esteve na lista de convidados para o encontro com Bolsonaro na segunda-feira, mas ele não compareceu Na lista, estavam Chitãozinho, Fernando e Sorocaba, Bruno e Marrone, Leonardo, Zezé Di Camargo, Henrique e Diego, Edson e Hudson e Henrique Castro. Nenhum compareceu.

Até o momento, Wesley Safadão não falou sobre as eleições e não segue nenhum dos candidatos nas redes sociais. Em 2018, ele também não se manifestou.

A assessoria de imprensa do cantor, procurada para comentar o assunto, limitou-se a dizer que "não há nenhum manifesto público programado". A equipe de Wesley Safadão reforçou ainda o objetivo atual do artista: "Ele está focado nos próximos shows, que são muitos aliás, e na gravação do DVD que acontece dia 22 em Caruaru".

Questionados sobre a tentativa de proximidade dos apoiadores de Bolsonaro, a assessoria de Wesley Safadão não respondeu.

Vale lembrar que a família de Wesley Safadão sempre flertou com a política. Dona Bill, mãe do forrozeiro, foi vice-prefeita (2012 a 2018), pelo PL (então PR), da cidade de Aracoiaba, a 84 km de Fortaleza, e o nome do cantor já foi apontado até mesmo como futuro candidato a prefeituras do Nordeste.

Também é importante destacar que foi uma deputada apoiadora de Bolsonaro, Eliza Virginia (PP-PB), que denunciou Wesley Safadão, em julho, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por suposta erotização infantil da filha dele, Ysis, de 8 anos.

Eliza Virginia denunciou o cantor após divulgar a nova música, "Macetando", que conta com participação da menina. A canção faz referência ao ato sexual e tem como refrão os seguintes versos: "Red de melancia, pra novinha, com gin que tu vai ver / Putar** (vai bebê) / Chama as amiguinha, o baile vai ferver / Só quem é gostosa levanta a mão aê / Sentando, sentando, sentando, sentando, novinha sentando, sentando, sentando / Ma-macetando".

Procurado por Splash à época, Safadão afirmou que não se pronunciaria sobre a representação da deputada.