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Ana Maria acerta ao demitir por erro grotesco, mas o questionamento é outro

Ana Maria Braga ficou visivelmente constrangida com erro da produção ao exibir VT de macacos - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga ficou visivelmente constrangida com erro da produção ao exibir VT de macacos Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

01/08/2022 18h02

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Nesta segunda-feira (1), quem assistiu ao "Mais Você" foi pego de surpresa com a exibição de imagens de um macaco pouco depois de Ana Maria Braga chamar um VT sobre o caso de racismo sofrido pelos filhos de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. A sequência durou apenas quatro segundos, mas foi suficiente para deixar a apresentadora desconfortável. Ela tratou de explicar o erro e pediu desculpas. Nas redes sociais, houve comoção, por razões óbvias.

Horas depois, Ana Maria foi às redes sociais afirmar que a pessoa responsável pelo erro grotesco não faz mais parte de sua equipe. "Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe", escreveu no Twitter. Em um vídeo, a apresentadora ainda reforçou que "racistas não passarão".

Não há dúvidas de que a demissão foi justificada. Foi um passo importante, representa o mínimo a ser feito. A questão, no entanto, é mais profunda. Quantas pessoas pretas existem nas produções de programas como o "Mais Você", de modo que erros como esses não se tornem comuns? Há proporcionalidade, espaço de debate e reflexão para o tema?

A sensibilidade tem de ser mostrada também nos bastidores. Produções mais diversas têm olhares mais ricos e estão menos suscetíveis a erros tão ofensivos. A proporcionalidade de funcionários baseada em questões de diversidade dá resultado. Provavelmente Ana Maria seria poupada desse constrangimento. O episódio pode servir como ponto de reflexão não só para o "Mais Você", mas para as produções de outros programas, novelas, realities e também empresas de comunicação. Passou da hora de se pensar sobre o assunto.