Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Record enfrenta surto de coronavírus nos bastidores do 'Canta Comigo'

Rodrigo Faro e os jurados do Canta Comigo Teen - Edu Moraes/RecordTV
Rodrigo Faro e os jurados do Canta Comigo Teen Imagem: Edu Moraes/RecordTV

Colunista do UOL

05/03/2021 11h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Nesta quinta-feira (4), 13 jurados receberam diagnóstico positivo para covid-19
  • Quatro integrantes da bancada já haviam sido afastados por causa da doença anteriormente
  • Por enquanto, gravações seguem mantidas pelo menos até o próximo domingo (7)

Com o avanço da pandemia, alguns programas de TV começam a sofrer com o coronavírus em seus bastidores. Apesar dos muito cuidados, a Record, por exemplo, tem enfrentado um surto de coronavírus durante as gravações do "Canta Comigo".

Na semana passada, quatro jurados testaram positivo. Entre eles estavam Débora Pinheiro, Felipe Simmons e Sabrina Caldana.

Nesta quinta-feira (4), sairão novos resultados de testes de covid-19 e mais 13 famosos do reality show receberam diagnóstico detectando covid. A fonoaudióloga Katiana Zaidan, Juninho Bil e Jão, do grupo Ratos de Porão, estão nesta lista.

Em conversa com a coluna, produtores afirmam que a direção pretende refazer os testes e manter as gravações até domingo da primeira fase da atração. O clima no bastidor é de apreensão e medo.

Os trabalhos têm ocorrido nos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, sob o comando de Rodrigo Faro. O júri, como nos anos anteriores, conta com 100 pessoas.

Em comunicado divulgado no último dia 3, o coletivo das entidades do setor audiovisual - Sindcine, Siasp e Apro - orienta que gravações ocorram com no máximo 20 pessoas no estúdio durante a fase vermelha da pandemia.

Procurada pela coluna, a Endemol, produtora responsável pelo programa, afirma que são dez casos no total e mandou o seguinte comunicado:

"Desde o início da pandemia por COVID-19, a Endemol Shine Brasil tem seguido rigorosos protocolos de segurança baseados nas orientações de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo, prezando sempre em primeiro lugar pela segurança e bem-estar de toda a equipe.

Para garantir o máximo de segurança e saúde para toda equipe, a Endemol Shine Brasil conta com uma comissão multidisciplinar formada por médicos do trabalho, médicos infectologistas e profissionais da área, atuando na implementação e orientações de protocolos de prevenção em todos os estágios da produção. Entre os nossos rigorosos protocolos estão as testagens por faseamento (a cada nova fase de gravação, testamos todo o time), além da aferição diária de temperatura de todos os funcionários, estações de higienização distribuídos em todo o local de gravação, uso obrigatório de máscaras N95, distanciamento seguro, além dos aparatos de acrílico separando os jurados no cenário. O controle de cumprimento é realizado por uma equipe exclusiva de produtores, dedicados a este fim.

No último faseamento de testagem realizada na equipe do Canta Comigo identificamos um total de 10 casos positivos por COVID-19, sendo os profissionais prontamente afastados e a equipe sendo testada novamente para seguirmos com o máximo de segurança. Todos os profissionais que testaram positivos estão em casa, sendo acompanhados por nossa equipe diariamente. A grande maioria está assintomático e poucos apresentaram apenas sintomas leves. Nossa equipe segue as gravações normalmente por não termos identificado nenhum novo caso interno, sempre seguindo todos os protocolos de segurança que usamos em nossas produções. Seguiremos as testagens por faseamento como sempre realizamos em todas as nossas produções, prezando sempre pela saúde e bem-estar de todos os envolvidos."

Já a Record diz: "Confiamos e trabalhamos juntos com nossos parceiros para termos critérios de máxima segurança em todas as nossas produções".