Topo

Histórico

Fefito

Por corona, Globo esvazia estúdios e veta gravações com maiores de 55 anos

Marieta Severo foi diagnosticada com covid-19 após iniciar gravações de "Um Lugar ao Sol" - Reprodução/TV Globo
Marieta Severo foi diagnosticada com covid-19 após iniciar gravações de "Um Lugar ao Sol" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

11/12/2020 10h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Emissora reforçou o protocolo e diminui quantidade de gravações de suas novelas
  • Atualmente quatro tramas vêm sendo gravadas em seus estúdios
  • Próximas histórias das sete e das nove tiveram frentes de trabalho suspensas

Os casos de coronavírus entre artistas que atualmente gravavam suas novelas fizeram com que a Globo tomasse atitudes drásticas. Agora, nenhum ator com mais de 55 anos será permitido nos estúdios. A coluna apurou que as regras se aplicarão a todas as produções da casa.

Atualmente, quatro tramas vinham sendo gravadas pela emissora: "Salve-Se Quem Puder", que finaliza sua segunda fase após interrupção pela pandemia; "Nos Tempos do Imperador", próxima trama das seis; "Quanto Mais Vida Melhor", das sete; e "Um Lugar ao Sol", novo folhetim das nove. Duas delas tiveram os trabalhos interrompidos nesta semana.

No caso de "Um Lugar ao Sol", que tem pelo menos três atores com casos confirmados, apenas um núcleo, o de Cauã Reymond, segue rodando cenas. Todos os outros tiveram as gravações adiadas. Diagnosticadas com covid-19, Andreia Horta - uma das protagonistas - e Marieta Severo - que viverá sua avó - já frequentavam os estúdios. Marco Ricca, também escalado para a história, ainda não havia começado o trabalho.

A suspensão de parte das gravações foi aplicada também a "Quando Mais Vida Melhor" depois Giovanna Antonelli, uma das estrelas da novela, também foi diagnosticada. Ela chegou a rodar sequências da história por uma semana e contracenou com Mateus Solano, Valentina Herszage e Vladimir Brichta. A produção rodava em dois estúdios, mas interrompeu os trabalhos em um deles.

Por enquanto, "Salve-se Quem Puder" e "Nos Tempos do Imperador" segue gravando sob protocolos, mas, agora, terão de sofrer novas adaptações no roteiro. A Globo decidiu que nenhum ator com mais de 55 anos ou pertencente a grupos de risco poderá estar em seus estúdios. A personagem de Deborah Secco, que casará no final da história, por exemplo, não terá a presença de seus pais na igreja.

As decisões limitam ainda mais o número de pessoas circulando pela emissora. A ideia é esvaziar ao máximo as áreas de trabalho e tentar diminuir o número de casos na empresa.

Procurada pela coluna há alguns dias para falar sobre a segunda onda do coronavírus, a Globo afirmou: "Os trabalhos nos Estúdios Globo seguem cumprindo o protocolo de segurança. E continuamos acompanhando todos os desdobramentos e impactos do avanço da covid-19 com responsabilidade, e adotando as medidas de prevenção necessárias".