Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 22: Apesar de chato, é Arthur quem merece ser campeão da temporada

Arthur Aguiar, o Encostadinho de Curicica (Foto: Reprodução/Globoplay) - Reprodução / Internet
Arthur Aguiar, o Encostadinho de Curicica (Foto: Reprodução/Globoplay) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

25/04/2022 12h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Reclinado em algum canto confortável daquele estúdio em Curicica, Arthur Aguiar fez o possível para que o BBB 22 girasse em torno dele. Desde que entrou, com alguns dias de atraso por conta da covid, foi com sede ao pote do protagonismo.

Muito se fala sobre suas qualidades como jogador. Não vejo tanto motivo para elogiar suas articulações nesse quesito —tudo que tentou armar acabou dando errado. Acredito que a vitória seja merecida por outro motivo: a habilidade de transformar isso em história.

Aguiar pegou dois elementos que poderiam ser problemas para fazer uma trajetória forte. A insistência de Jade Picon contra ele e também a falta de engajamento das próprias ideias entre os colegas de confinamento.

Foi assim que demonstrou ter importantes habilidades que faltavam ao resto do elenco: jogo de cintura para lidar com as intempéries e muita imaginação para criar narrativas em cima da realidade.

A persona de perseguido e solitário se tornou o gancho para que uma torcida apaixonada se formasse. Na retrospectiva de sua trajetória exibida no programa de domingo, ficou evidente o quanto que o plano foi bem sucedido.

Cá entre nós, considero uma artimanha chata e já muito batida se colocar como a vítima das circunstâncias, mas foi o suficiente nessa temporada de participantes pouco corajosos. Ninguém teve ímpeto parecido para improvisar e apresentar diferentes propostas ao público.

Adversários na final, PA e DG têm a favor o fato de serem pessoas extremamente carismáticas. Mas Arthur compensou essa falta com uma insistente oferta de enredo, numa façanha admirável —e muito cansativa, especialmente para os colegas de confinamento, para a imprensa especializada e para a audiência do reality.

No meio de tudo isso, a boa notícia é que o BBB 22 acaba amanhã. Já não aguento mais, ao mesmo tempo em que estou ansioso para descobrir quais serão as frustrações do ano que vem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.