Chico Barney

Chico Barney

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lista definitiva? As cinco melhores músicas de Roberto Carlos

Roberto Carlos é parte fundamental da experiência de ser brasileiro. Com uma carreira longeva e extremamente bem sucedida, é difícil imaginar alguém que não conheça alguma canção do bardo da Urca.

Durante todo o fim de semana uma trend invadiu as redes sociais convidando o amigo internauta a elencar suas cinco músicas favoritas do cantor. Uma missão difícil, quase impossível.

É até complicado lembrar de todas as principais canções assim, de supetão. Não são duas ou três, não são um punhado... São dezenas, e oriundas de diversas fases diferentes. Cada escolha é uma renúncia, como diria um outro poeta, o saudoso Chorão do Charlie Brown Jr.

Teve o rock pueril, a jovem guarda, a influência da soul music, a época dos teclados, as canções temáticas, os louvores pop, as trilhas de novela. É muita coisa, e muita coisa boa, que fez parte da vida de quase qualquer um nascido de um século para cá.

Como sou bobo, também fiz a minha própria lista, pois é uma alegria participar dessas correntes que podem até causar algum atrito, mas dificilmente fazem mal a alguém.

Lady Laura
É comovente a objetividade poética da letra, que deve ressoar de maneira ainda mais contundente em quem é órfão como eu. É um checklist de sensações que transformam o desamparo numa coisa quase bonita.

Emoções
Sou um entusiasta da catarse. Mais do que a música em si, gosto do efeito que ela provoca. Transforma qualquer ambiente, mesmo quando o recinto está ocupado por cínicos. Nunca passa batido.

Cama e Mesa
A calhordice impertinente da canção que, com os atores certos, seria roteiro de uma cena particularmente pitoresca de uma pornochanchada da época. Sou fã.

Sua Estupidez
Essa é outra música que oferece um buraco na fechadura para imaginar uma história inteirinha. Para quem aprecia uma fofoca, é como acompanhar uma cifrada em algum perfil do Instagram.

Continua após a publicidade

Nossa Senhora
Para milhões de ex-jovens como eu, a primeira conexão com a obra de Roberto Carlos foi por intermédio das avós. O clima de rádio AM dessa produção especificamente é uma nostalgia absurda.

Como você pode observar, foram escolhas muito pouco técnicas. A boa música é para sentir, não para explicar.

Quais são suas cinco músicas favoritas do Roberto Carlos?

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes