Chico Barney

Chico Barney

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Basta! Já ficou chato tanto elogio para X-Men ‘97

Você viu o episódio dessa semana de X-Men '97? Caramba, que maravilha… Provavelmente foi a melhor coisa já produzida na história do audiovisual, especialmente para quem cresceu lendo os gibis escritos por Chris Claremont e seus sucessores na Marvel.

O parágrafo acima serve para hoje e também para todas as semanas anteriores: o desenho animado da Disney+ é um dínamo como há tempos não se via nesse combalido mercado dos filminhos de boneco.

Muito se fala a respeito de uma suposta exaustão do público para esse tipo de empreendimento hollywoodiano. Super-heróis, multiversos, cronologia intrincada. Mas as reações emocionadas em todos os 9 episódios da série exibidos até aqui mostram o contrário: o povo está de saco cheio é de filminho meia-boca.

A Marvel deu um passo maior que a perna ao encher os cinemas e o streaming de qualquer coisa, numa exploração um tanto quanto predatória de suas próprias riquezas. Acabou por criar um clima muito pouco positivo para si mesmo, e uma eterna desconfiança que, vai saber, talvez seja dissipada quando Deadpool & Wolverine estrear.

Enquanto isso, X-Men '97 mostra que a crise da meia idade de parte relevante do seu público, que assistia à série original na juventude, pode ser muito bem usufruída com seus herois de infância.

São roteiros que respeitam a inteligência do telespectador e também a dinâmica absurda do mundo que retrata, com seus personagens ridiculamente poderosos e portais rumo ao oblívio. E ao mesmo tempo conseguem adaptar com carinho, mas sem excesso de respeito, as tramas mais confusas dos gibis de 30 anos atrás.

Mas já está ficando chato tanto elogio para um desenho animado. Em qualquer reunião social, é esse o assunto que tento puxar. É tudo tão bom que está me fazendo mal. Basta! Fico feliz que finalmente na próxima semana vai ao ar o último episódio. Tenho mais o que fazer.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes