PUBLICIDADE
Topo

Chico Barney

Menos é Mais promove um verdadeiro Feng Shui no pagode dos anos 90 e 2000

Duzão, vocalista do Menos é Mais, no Churrasquinho 2 - Reprodução / YouTube
Duzão, vocalista do Menos é Mais, no Churrasquinho 2 Imagem: Reprodução / YouTube
Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002

Colunista do UOL

29/09/2021 04h00

O Feng Shui é uma prática milenar da China que consiste basicamente em arrumar os cômodos da casa com uma técnica para orientar melhor as energias da casa, trazendo mais harmonia e felicidade.

O conjunto musical Menos é Mais, originário de Brasília, está empreendendo uma espécie de Feng Shui no repertório do pagode nacional. Seu mais recente lançamento, o segundo volume da coletânea Churrasquinho, é pura harmonia e felicidade.

Os músicos estouraram há alguns meses graças ao primeiro volume desse mesmo projeto, quando concatenaram uma sequência acachapante constituída por Melhor eu ir, Ligando os fatos, Sonho de amor e Deixa eu te querer —cujas versões mais famosas são de Péricles, Pique Novo, Nosso Sentimento e Gustavo Lins, respectivamente.

O pot-pourri hoje ostenta mais de meio bilhão de visualizações no YouTube, um verdadeiro arrasa-quarteirão para o gênero. E transformou a prática de enfileirar clássicos aleatórios do cancioneiro popular novamente em mania.

Na era das playlists, a sensibilidade para encontrar a sequência perfeita é algo muito valioso. Não por acaso, a banda conseguiu repetir o feito com muito brilho em seu novo álbum.

A primeira faixa de trabalho é uma tour de force. Agora ladeados por convidados do primeiro escalão, no caso Mumuzinho e Sorriso Maroto, misturaram Refém do Coração do Soweto, Amor não tem Culpa do Pixote, SOS Paixão do Boka Loka e Resumo da Felicidade da carreira solo do Belo.

Churrasquinho 2 mantém Menos é Mais como a melhor novidade do pagode de festa nos últimos tempos. Com apelo pop, transforma a tradição das bandas cover que animam as noites de todas as cidades do Brasil em algo ainda mais abrangente e relevante.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.