Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O Dia das Mães ao redor do mundo

Colunista do UOL

14/05/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quase todos os países do mundo têm um dia dedicado às mães, e eles estão espalhados em diferentes datas ao longo do ano. No Brasil, a tradição é comemorar o segundo domingo de maio em um almoço em família mas, em outros países, existem costumes diferentes. Conheça 5 histórias e tradições para celebrar o Dia das Mães ao redor do mundo:

c - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Estados Unidos
O primeiro Dia das Mães norte-americano foi comemorado em 1908, quando uma mulher chamada Anna Jarvis realizou um memorial para sua falecida mãe. Jarvis era uma ativista da paz e uma médica da Guerra Civil que queria criar um dia para homenagear as mães - a pessoa que ela disse que cuida mais de nós do que qualquer outra pessoa. Em 1914, a ocasião ganhou popularidade nacional, e o presidente Woodrow Wilson declarou que o segundo domingo de maio se tornaria feriado nacional. Então, em 1920, a Hallmark começou a vender cartões de Dia das Mães, e nasceu a tradição de presentear a mãe com presentes, cartões e tempo de qualidade.

c - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Reino Unido
A tradição do Dia das Mães no Reino Unido começou como um feriado religioso em 1500, conhecido como Domingo das Mães. No quarto domingo da Quaresma, as pessoas tiravam folga do trabalho e voltavam para a igreja onde foram batizadas - conhecida como sua "igreja mãe" - para passar o dia com a família. Desde então, o feriado se tornou menos religioso e se transformou em uma celebração com flores, presentes ou um brunch de Dia das Mães.

c - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Peru
No Peru, a semana que antecede o Dia das Mães - conhecida como 'Dia de la Madre' - envolve grandes refeições, comemorações e apresentações para homenagear as mães de cada comunidade. Enquanto as famílias ao redor do mundo celebram o feriado levando a mãe para um brunch ou passando o dia com ela em casa, as famílias no Peru passam o dia no cemitério. No segundo domingo de maio, as famílias se reúnem em torno dos túmulos de parentes mulheres e passam o dia limpando e decorando para homenageá-las.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

França
O Dia das Mães francês, também conhecido como 'Fête des Mères', vem de uma celebração histórica da igualdade das mulheres. Antes de 1904, os homens com famílias grandes - 4 ou mais filhos - recebiam uma homenagem especial do governo para encorajar as famílias a terem mais filhos no auge de uma época de baixa taxa de natalidade. Em 1904, as mulheres foram elegíveis para esta honra e reconhecidas como chefes de família iguais pela primeira vez. Em 1920, o governo francês declarou um feriado nacional para celebrar a igualdade das mães e das mulheres. Fête des Mères é comemorado no último domingo de maio, a menos que o Pentecostes caia nesse dia - nesse caso, é celebrado no domingo seguinte. Tradicionalmente, as festividades incluem uma grande refeição e pequenos presentes.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

México
As mães desempenham um dos papéis mais importantes na cultura mexicana, e o 'Dia de las Madres' reflete os ensinamentos e sacrifícios dessas mulheres. Tradicionalmente, as crianças começam o dia 10 de maio levantando-se cedo e cantando ou tocando música para acordar a mãe. Também é tradicional que as crianças façam uma encenação para suas mães em algum momento do dia. Depois dessas apresentações, também é comum presentear as mães com cartões e presentes caseiros, além de almoçar ou jantar em um restaurante para que a mãe não precise cozinhar.