Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça os 10 países mais felizes do mundo

Colunista do UOL

20/03/2023 15h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro Dia Internacional da Felicidade foi celebrado 10 anos atrás, em 20 de Março de 2013. Desde então, as pessoas em todo o mundo reconheceram não só a importância de medir a felicidade e o bem-estar, mas também em apoiar as políticas públicas e privadas para ajudar a promovê-las.

s - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Imagem: Internet/Reprodução

A análise do World Happiness Report (Relatório da Felicidade Mundial) aproveita seis fatores-chave para ajudar a explicar a variação dos níveis de felicidade auto-referidos em todo o mundo: apoio social, rendimento, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. O Relatório de Felicidade deste ano também mostra que, apesar de várias crises sobrepostas, a maior parte das populações em todo o mundo continua a ser notavelmente resistente, com médias globais de satisfação de vida nos anos 2020-2022 da COVID-19 tão elevadas como as dos anos pré-pandêmicos.

c - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Finlândia.
Imagem: Internet/Reprodução

Quanto aos países mais felizes do mundo, a Finlândia permanece na primeira posição pelo sexto ano consecutivo. A Lituânia é o único país novo entre os vinte primeiros, tendo subido mais de 30 posições a partir de 2017. O Afeganistão e o Líbano, devastados pela guerra, continuam a ser os dois países mais infelizes da pesquisa, com avaliações médias de vida 5 pontos a menos (numa escala de 0 a 10) do que nos dez países mais felizes.

Os dez países mais felizes são:

1. Finlândia

2. Dinamarca

3. Islândia

4. Israel

5. Países Baixos

6. Suécia

7. Noruega

8. Suíça

9. Luxemburgo

10. Nova Zelândia