Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cactos ou Amanda: quem é responsável pela eliminação de Paula do BBB 23?

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

15/02/2023 10h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A eliminação de Paula do BBB 23 pegou muita gente de surpresa, principalmente por ela ter recebido 72,5% dos votos em um paredão quádruplo. A maioria das pesquisas indicava a saída de Bruno Gaga, que teve apenas 23,68% dos votos.

Porém, dois grupos de pessoas não se espantaram com o resultado: os cactos e a torcida de Amanda, que também estava emparedada. Ambos se engajaram de modo ativo para a saída de Paula.

Os cactos são conhecidos como uma das torcidas mais engajadas da história do BBB. Levaram Juliette ao lugar mais alto do pódio do BBB 21 eliminando adversários de forma estratégica e fazendo boa parte da conversa durante o programa ser sobre ela. O que ainda não tínhamos dimensão era da força desse grupo dois anos depois.

Quando Paula mencionou Juliette de forma negativa em um jogo da discórdia, os cactos prometeram vingança. E cumpriram. Boa parte da torcida, que ainda se identifica com um emoji de cacto, se organizou em mutirões para eliminar a biomédica. Mas será que podemos cravar que o grupo é o único responsável pelo resultado desse paredão?

Todos os outros emparedados organizaram mutirões contra Paula. Por motivos óbvios, a equipe dela foi a única que escolheu Bruno Gaga como alvo. Ainda que essas torcidas não tenham o tamanho e a relevância dos cactos, elas somadas representam uma força dentro da disputa.

Esse é o caso da torcida de Amanda. Paredão após paredão, a equipe da médica tem organizado uma base engajada. Entre todos os emparedados, era a que tinha mutirões com mais respostas. Os fãs dela junto com os de Cara de Sapato são dos mais barulhentos dessa edição.

Não dá para ignorar uma torcida grande como a de Amanda a essa altura do jogo. É muito simplista atribuir o resultado do paredão apenas aos cactos. Eles foram muito relevantes, mas há outros fatores que influenciaram na eliminação de Paula do BBB 23.

Paula saiu porque irritou as pessoas erradas, caiu no paredão com adversários mais fortes que ela e não agradou grande parcela do público. Tudo nela incomodou as pessoas, inclusive o choro. Não há quem resista a um cenário desses.