Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sistema de votação de A Fazenda favoreceu Nego do Borel

Nego do Borel pede o voto do público em A Fazenda 13  - Reprodução / PlayPlus
Nego do Borel pede o voto do público em A Fazenda 13 Imagem: Reprodução / PlayPlus

Colunista do UOL

24/09/2021 02h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muita gente ficou surpresa com o resultado da primeira roça de A Fazenda 13. Liziane Gutierrez deixou o programa com 26,15% dos votos, mas a surpresa mesmo foi quem continuou no jogo. Solange Gomes retornou para a sede com 26,44% dos votos, apenas 0,29% a mais do que a eliminada. Já Nego do Borel recebeu impressionantes 47,41% dos votos.

Perguntas e respostas

Algumas roças de A Fazenda têm como missão dar algumas respostas ao público. Dessa vez, tínhamos duas perguntas:

  1. As pessoas abraçaram a história que Nego do Borel está contando?
  2. Se abraçaram, qual é o tamanho de sua torcida?

As respostas vieram para ninguém ter dúvidas. Parte do público quer dar uma segunda chance ao cantor, principalmente por ser alguém que tem movimentado o jogo dentro da casa e enfrentado os próprios demônios de perto. E essa torcida é expressiva, afinal, não é todo mundo que chega a um número tão alto de votos em uma roça.

Ame ou odeie

Há quem não entenda um resultado como esse, já que Nego do Borel coleciona confusões dentro e fora do reality show. O cantor transita entre os extremos facilmente, principalmente no sentimento do público em relação a ele.

Borel é aquela pessoa que amam ou odeiam, e isso pode ajudá-lo, e muito, nesta temporada do programa. Afinal, o sistema de votos de A Fazenda favorece o amor e não o ódio.

Sistema de votos

Se fosse no Big Brother Brasil, o resultado da disputa da roça provavelmente seria diferente. No BBB, o voto vai para quem você deseja eliminar. Isso favorece a união de torcidas de participantes diferentes em torno de um mesmo objetivo. Esse esquema de votação também atinge com mais facilidade quem não acompanha o reality show, mas que de alguma forma repudia o comportamento de quem está na berlinda no programa.

Já em A Fazenda, os votos são para quem você quer que continue no programa. Esse sistema dificulta a articulação de torcidas para eliminar um inimigo em comum. Cabe aos fãs do participante votar para que ele fique e esperar que os outros não sejam tão fortes.
Essa dinâmica de votação também afasta quem acompanha o reality à distância.

Estratégias

Sendo assim, Nego do Borel tem tudo a seu favor para permanecer por muito tempo no jogo. Ele tem uma torcida engajada e que sente nadando contra a maré, além de um sistema de votação que desarticula quem o odeia.

Para enfrentá-lo, seus adversários vão precisar despertar emoções intensas do lado de dentro enquanto suas torcidas desenham estratégias mais elaboradas do lado de fora.