Topo

Aline Ramos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chay Suede: 5 filmes, 3 novelas e 3 músicas para apreciar o ator

Reprodução / Instagram
Imagem: Reprodução / Instagram

Colunista do UOL

19/04/2021 09h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chay Suede definitivamente é o momento. Com Amor de Mãe, alcançou seu ponto alto na atuação, sobretudo na fase final da novela. Logo em seguida, a edição especial de Império deixou claro que ele era um bom ator já no início da carreira.

Sem data de estreia para uma nova produção com Chay Suede, fiz uma lista de filmes, novelas e músicas para quem quer continuar apreciando o trabalho do ator (e cantor).

FILMES

Jonas (2015)

Em meio ao carnaval, Jonas (Jesuíta Barbosa) sequestra Branca (Laura Neiva), filha da patroa da sua mãe, por quem sempre foi apaixonado. Ele a mantém refém dentro de um carro alegórico em forma de baleia, presos na "barriga" do animal. Chay Suede interpreta Fê, namorado de Branca. Disponível na Netflix.

Frente fria que a chuva traz (2015)

Um grupo de jovens ricos liderados por Espeto (Chay Suede) e Alison (Johnny Massaro) aluga uma laje na favela do Vidigal para festas regadas a bebidas e drogas. O dono do lugar (Flávio Bauraqui) é sempre humilhado por eles, mas aceita a situação por dinheiro e por invejá-los. Amsterdã (Bruna Linzmeyer), garota de programa, também frequenta o local. Disponível em Globoplay e Telecine Play.

Banquete (2018)

No fim dos anos 80, uma jornalista descobre segredos sobre o presidente em um momento de extrema instabilidade política. Chay interpreta Ted, um garçom assediado por Mauro (Gustavo Machado), colunista do jornal. No elenco também estão Drica Moraes, Mariana Lima, Caco Ciocler e Bruna Linzmeyer. Disponível em Youtube, Google Play Filmes e Apple TV.

Rasga Coração (2018)

Após décadas de uma militância que considera revolucionária, um pai (Marco Ricca) entra em crescente conflito com as escolhas de seu filho (Chay Suede), que o acusa de ser conservador e anacrônico por se opor ao plano de deixar a faculdade de medicina e ingressar no movimento hippie. Disponível em Telecine Play, Youtube, Google Play Filmes, Apple TV e Looke.

Minha fama de mau (2017)

Drama biográfico baseado na vida do cantor e compositor Erasmo Carlos, passando pela juventude, Jovem Guarda e principais parcerias do artista. Chay Suede interpreta o protagonista. Disponível em Globoplay, Telecine Play, Youtube, Google Play Filmes, Apple TV, Looke e NOW.

NOVELAS

Babilônia (2015)

Chay interpretou o bom moço Rafael, criado por duas mães: Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro). Responsável e tímido, sofreu bullying de Guto (Bruno Gissoni) e Fred (Filipe Ribeiro), que cismam que ele é gay, sobretudo pela amizade com seu professor de slackline. Também teve problemas em seu namoro com Laís (Luisa Arraes), principalmente pelo pai dela não aceitar o fato dele ter sido criado por duas mulheres gays. Disponível no Globoplay.

Novo mundo (2017)

Protagonista, Chay é Joaquim Martinho, um jovem ator de Commedia dell'Arte que se apaixona completamente por Anna (Isabelle Drummond), professora de português de origem europeia, quando embarca no navio real rumo ao novo mundo. Chegando ao Brasil, torna-se um herói e defensor de Dom Pedro, além de grande entusiasta da independência brasileira. Disponível no Globoplay.


Segundo sol (2018)

Chay vive Ícaro, filho de Luzia (Giovanna Antonelli) e Edilei (Paulo Borges), um rapaz emocionalmente instável e rebelde. Desde o sumiço da mãe, foi criado pela tia Cacau (Fabíula Nascimento), em relação conflituosa. Na trama, ele tem uma relação carinhosa com a irmã Manuela (Luisa Arraes) e se apaixona por Rosa (Letícia Colin). Com ajuda de um amigo, se torna garoto de programa na casa da cafetina Laureta (Adriana Esteves). Disponível no Globoplay.

MÚSICA

Ao Vivo no Jardim de Inverno (2014)

No Ao Vivo no Jardim de Inverno, Chay Suede recebeu amigos e artistas em seu apartamento para encontros musicais em que toca e canta. Um dos melhores vídeos é dele cantando "Impossível acreditar que perdi você" ao lado de Lucas Silveira (Fresno). A música fez sucesso na voz de Fábio Jr., mais conhecido como o pai de Fiuk. Coincidentemente, Chay um dia foi infamemente chamado de "sósia do Fiuk".

Água de amor (2014)

Chay Suede cantando "Água de amor", música de sua autoria, é bonito demais. Logo no começo do vídeo, ele diz: "Eu compus essa música para a garota mais bonita que eu já vi na vida". A garota é Laura Neiva, esposa e mãe da Maria, filha do Chay. Laura inclusive aparece na plateia durante a apresentação.

Chora pra ver como é (2020)

Ano passado, Chay Suede deu o primeiro passo em seu novo projeto musical com o single "Chora pra ver como é", que mescla jazz e funk. A música foi o primeiro lançamento do projeto O Sal. O ritmo é envolvente e sedutor tal qual o Chay.