Topo

Aline Ramos

A Fazenda 12: Por que o corpo de Jojo Todynho incomoda tanto?

Reprodução/Playplus
Imagem: Reprodução/Playplus

Colunista do UOL

21/09/2020 15h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jojo Todynho é, sem dúvidas, o centro das atenções da Fazenda 12, tanto para o público quanto para os participantes do programa. Seu jeito desbocado e engraçado é cativante.

Porém, para alguns colegas de confinamento, o que mais chama atenção em Jojo Todynho é o corpo dela. O assunto não sai da boca dos homens da casa.

Logo na primeira semana, num papo sobre treino entre Juliano, Biel, Cartolouco e Mateus, o papo foi parar na Jojo. Apenas olhando para a cara de Jojo, Biel decretou que o caso dela era sério e que só uma cirurgia bariátrica resolveria.

O episódio até gerou um burburinho nas redes sociais porque um vídeo editado dava a entender que Cartolouco fez os comentários mais pesados sobre Jojo. No mesmo dia, a edição do programa esclareceu a confusão mostrando o que cada um disse.

Cartolouco não era o "culpado", mas mesmo assim ficou claro que um grupo de pessoas estava comentando sobre o corpo de Jojo Todynho, sugerindo até que ela tivesse problemas de saúde.

No último final de semana, Biel novamente puxou o papo sobre o corpo de Jojo. Dessa vez, estavam na rodinha de conversa JP Gadelha, Rodrigo, Juliano e Cartolouco. Biel comparou Jojo e Mirella, que já que andaram se estranhando na casa. Para ele, Jojo pega no pé de Mirella porque não atrai a mesma atenção que ela quando está no palco.

"Você acha que a Jojo fica feliz de ver a Mirella?", questionou Biel. "A Jojo tocou a música, todo mundo cantou, beleza e tal. A da Mirella ninguém cantou, mas a Mirella brilhou, ela não precisa de música estourada. Ela brilhou, tacou a bunda para cima e para baixo, dançou e todo mundo: 'caralho'. Os homens tudo babando", prosseguiu o cantor.

Biel fez mais comentários sobre o corpo de Jojo, dessa vez focando na atração que a cantora pode despertar ou não nos homens. "A Jojo causaria isso em alguém aqui dentro?", perguntou.

Aqui está o vídeo dessa conversa:

Agora que tudo está exposto, eu tenho algumas perguntas:

1. Por que homens se sentem no direito de falar do corpo de outras mulheres constantemente?
2. De onde surgiu essa preocupação espontânea com o corpo de Jojo Todynho?
3. Por que consideram o peso de Jojo Todynho um perigo e desconsideram o risco de uma cirurgia delicada como a bariátrica?
4. Por que Biel acredita que Jojo não pode despertar a atração de outras pessoas?
5. Por que JP Gadelha deduziu que Jojo sente inveja de Mirella?
6. Por que eles acreditam que a única função de duas cantoras é servir ao prazer deles, homens?

Mas a pergunta mais importante é: por que o corpo de Jojo Todynho incomoda tanto?

Há quem vá dizer que não teve nada demais no que foi dito porque eles estavam preocupados com a saúde dela. Mas, pelo que sei, nenhum ali é médico ou teve acesso a exames de saúde de Jojo.

A conversa sobre Mirella e Jojo deixa claro que a preocupação nunca foi sobre saúde, mas sim sobre estética.

Jojo não pediu opinião de ninguém. Jojo não demonstrou estar insegura com o seu corpo. Jojo não está doente, mas o seu corpo incomoda. A única explicação para a atitude dos fazendeiros é gordofobia e racismo.

Jojo é uma mulher negra e gorda. A sua segurança espanta. O seu corpo incomoda.

Se você olha para uma pessoa gorda e a considera doente apenas pela sua aparência, você está sendo gordofóbico.

Se você olha para uma pessoa gorda e negra e acredita que ela não possa ser atraente para NINGUÉM, você está sendo gordofóbico e racista.

Caso você ainda discorde de mim, quando se incomodar com uma pessoa gorda, se questione por que você está tão incomodado. E isso pode servir para os momentos que você mesmo se julga.