Topo

Itália vai construir o primeiro parque eclesiástico do mundo

Além de ir ver o Papa no Vaticano, turistas vão ter outras atrações religiosas na Itália - Tiziana Fabi/AFP
Além de ir ver o Papa no Vaticano, turistas vão ter outras atrações religiosas na Itália Imagem: Tiziana Fabi/AFP

De Roma

19/05/2016 11h30

Um dos países mais católicos do planeta, a Itália vai inaugurar o primeiro parque cultural eclesiástico do mundo. Intitulado "Terre del Capodi Leuca - De finibus Terrae", o empreendimento deve ser inaugurado na cidade de Santa Maria di Leuca, na região da Púglia.

Promovida pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), a iniciativa tem por objetivo construir uma área tranquila, que resgate o patrimônio cultural eclesiástico, além de oferecer um espaço de evangelização e propagação do diálogo da paz.   

Para isso, o parque abrigará instituições públicas e privadas que se juntarão para uma cooperação a fim de melhorar o ambiente artístico e religioso do local. O projeto será apresentado na próxima sexta-feira (20), em Roma.   

No mesmo dia, será anunciada a iniciativa "os caminhos de Leuca", um evento internacional que visa a recuperar a antiga rota dos peregrinos que saiam de todas as partes da Europa para Santa Maria di Leuca. Reza a lenda que um dia a Virgem Maria salvou alguns barcos de uma grande tempestade, por isso a memória da santa foi eternizada no nome da cidade. Outro motivo que faz de Leuca um lugar sagrado é a basílica "De Finibus Terrae", construída para comemorar uma visita de São Pedro ao município.   

Trabalho e vontade
O bispo de Santa Maria di Leuca, dom Vito Angiuli, comentou o projeto por meio de um comunicado: "Tivemos essa ideia e agora serão necessários trabalho e vontade para colocá-la em prática.   

Queremos recuperar e valorizar a via Leucadensis, percurso que milhões de peregrinos atravessaram para chegar à cidade durante séculos. Isso também faz parte da história desta área e deve ser recuperado".