Topo

No Dia dos Namorados gringo, explore destinos românticos e pouco óbvios

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/02/2020 04h00

Ao contrário do Brasil, boa parte do mundo comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro (Valentine's Day). Apesar da diferença de data, as tradições são semelhantes: troca de presentes e programas românticos ao lado da pessoa amada.

Se a ideia for fazer algo realmente especial, por que não planejar uma viagem para lugares com paisagens e atmosfera que têm tudo a ver com o amor, mas estão longe dos destinos óbvios?

A seguir, conheça dez locais originais para celebrar seu relacionamento no Dia dos Namorados, Valentine's Day ou em qualquer outra data.

Charleston (EUA)

Charleston (EUA) - Getty Images - Getty Images
Charleston, nos Estados Unidos
Imagem: Getty Images

A cidade localizada no estado norte-americano da Carolina do Sul é um dos mais importantes destinos históricos dos Estados Unidos. Lá está, por exemplo, o Fort Sumter, onde teria começado a Guerra Civil Americana, no século 19.

Capítulos bélicos à parte, Charleston é um local extremamente romântico, perfeito para ser explorada a pé.

Em seu acolhedor centro histórico, os turistas encontram ruas dominadas por coloridas casas de arquitetura georgiana e monumentos graciosos como a igreja St. Michel's Church, construída no século 18.

Já o Waterfront Park é uma linda área verde com espaços para caminhadas perto do rio Cooper.

E para encontrar restaurantes ideais para um jantar a dois, vá até a King Street e seus arredores, um dos polos gastronômicos de Charleston.

Bérgamo (Itália)

Bergamo, na Itália - Getty Images - Getty Images
Bergamo, na Itália
Imagem: Getty Images

Não faltam destinos românticos na Itália, como Florença, Veneza e a própria capital, Roma.

Porém, a apenas 60 quilômetros de Milão, existe uma cidade que parece desenhada para receber casais apaixonados.

O nome dela é Bérgamo e, em seu centro histórico (chamado Città Alta), os turistas encontram pracinhas, vielas e mirantes que têm tudo para encantar pombinhos viajantes.

Faça uma tranquila caminhada pela Città Alta e, no trajeto, você irá se deparar, inevitavelmente, com a Piazza Vecchia, praça onde se encontra a Torre Cívica, com mais de 50 metros de altura e que é aberta para visitas turísticas.

Suba no monumento e, de lá de cima, se encante com visões panorâmicas de Bérgamo, com sua paisagem marcada por campanários, torres e abóbadas de igrejas.

Depois de descer, siga atravessando as antigas ruelas cheias de atmosfera do local e vá até o Parco delle Rimembranze (Praça das Recordações), uma área verde localizada em um ponto alto da cidade e que proporciona mais vistas panorâmicas de Bérgamo.

E, para um passeio cultural, entre na Accademia Carrara, que exibe obras de gênios como Rafael e Botticelli.

Ao final do dia, sentem-se em um dos cafés ao ar livre da cidade para tomar um vinho e degustar um cremoso gelato italiano.

Whitehaven Beach (Austrália)

Whitehaven Beach, na Austrália - Unsplash - Unsplash
Whitehaven Beach, na Austrália
Imagem: Unsplash

Parte do arquipélago das Whitsunday Islands, no nordeste australiano, a praia encanta os visitantes com sua areia branca e mar de azul intenso.

Segundo o Tourism Australia, órgão que promove o turismo em território australiano, grande parte da areia do local é composta de sílica, não retém o calor e tem uma consistência fina como pó, o que gera um terreno ideal para longas caminhadas.

Um lugar perfeito para um ensolarado passeio a dois.

Santa Cruz de Mompox (Colômbia)

Santa Cruz de Mompox, na Colômbia - Getty Images - Getty Images
Santa Cruz de Mompox, na Colômbia
Imagem: Getty Images

Se você estiver em casal e quiser explorar a fundo o país de Gabriel García Márquez, vale a pena ir até a relativamente desconhecida cidade localizada a cerca de 310 km de Cartagena e que abriga paisagens históricas pitorescas, muito boas para um passeio a dois.

Esta cidade foi fundada em meados do século 16 e, por causa de seu rico conjunto arquitetônico colonial, teve seu centro histórico eleito Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995.

Aqui, a graça é fazer agradáveis caminhadas entre cartões-postais como a igreja e a praça de Santa Bárbara, a igreja de San Augustín (do século 17) e o Palacio de San Carlos de Borromeo, uma das mais lindas edificações locais.

No trajeto, pare para degustar o delicioso café colombiano em mesinhas ao ar livre que existem na cidade.

O rio Magdalena também aparece no horizonte e ajuda embelezar Santa Cruz de Mompox.

Óbidos (Portugal)

Obidos  - Waugsberg_Creative Commons - Waugsberg_Creative Commons
Óbidos, em Portugal
Imagem: Waugsberg_Creative Commons

Lisboa e Porto, as duas principais cidades de Portugal, oferecem fartura de paisagens românticas para os turistas.

Mas, se a vontade for realizar um passeio a dois menos óbvio em terras lusitanas, vá para Óbidos, a aproximadamente 90 km da capital portuguesa.

Trata-se de um centro urbano que parece abraçar os viajantes que o visitam, com vielas atravessando um pitoresco casario histórico e uma antiga muralha cercando parte da cidade.

Nesta atmosfera intimista, faça uma caminhada para conhecer os fascinantes cartões-postais de Óbidos, como a Igreja de Santa Maria (com o interior revestido pelos tradicionais azulejos portugueses) e o Castelo de Óbidos.

A cidade é também célebre pela sua deliciosa caldeirada de peixe e pelo licor ginjinha, que podem ser provados em agradáveis restaurantes que existem na área.

Florida Keys (EUA)

Islamorada, em Florida Keys - Unsplash - Unsplash
Islamorada, em Florida Keys
Imagem: Unsplash

E que tal passar uma lua de mel praiana nos Estados Unidos? Um dos melhores lugares para fazer isso é este arquipélago ao sul de Miami.

A região abriga destinos turísticos de beleza superlativa, como Islamorada (com praias banhadas por água cristalina), Key West (com românticas ruas rodeadas por palmeiras e onde já viveu o escritor Ernest Hemingway) e Key Largo (com praias de água calminha e hotéis com ótima vista para o mar).

No arquipélago, vale a pena alugar um carro para explorar as suas ilhas: muitas delas são conectadas por uma rodovia.

Brasov (Romênia)

Brasov, na Romênia - Unsplash - Unsplash
Brasov, na Romênia
Imagem: Unsplash

O que vem à sua cabeça quando você ouve a palavra Transilvânia? Muitas pessoas diriam Drácula ou filmes de terror.

Mas, acredite ou não, esta região da Romênia é um dos destinos mais lindos do Leste Europeu, com potencial para agradar (e muito) turistas em busca de uma viagem romântica.

Uma das joias da Transilvânia é a acolhedora cidade de Brasov, repleta de monumentos medievais, casarões coloridos e com o horizonte marcado pelo fotogênico monte Tampa.

O principal cartão-postal local, por sua vez, é a lindíssima Praça Sfatului, cercada por agradáveis cafés e excelentes docerias (faça questão de provar o strudel local).

E, de Brasov, é fácil ir até a cidade de Sighisoara, também parte da Transilvânia: este centro urbano fica a cerca de 120 km de distância e abriga paisagens que parecem saídas de um conto de fadas, como a incrível Torre do Relógio, concluída em 1280, com mais de 60 metros de altura e exibindo um relógio de 1648.

Salta (Argentina)

Salta, na Argentina - Unsplash - Unsplash
Salta, na Argentina
Imagem: Unsplash

A cidade ao norte da Argentina ainda não foi descoberta por grande parte dos brasileiros e oferece paisagens que têm tudo para agradar os casais.

Fotogênicas ruas centrais abrem caminho para a Plaza 9 de Julio, coroada pela catedral local (do século 19) e cheia de deliciosos cafés com mesas ao ar livre, onde turistas e nativos tomam vinho, saboreiam os maravilhosos sorvetes locais e observam a tranquila vida saltenha.

Para fazer ótimas fotos, pegue o teleférico e suba até o topo do Cerro San Bernardo, que oferece uma visão panorâmica da cidade e, clima permitindo, um pôr do sol inesquecível.

Não à toa, o apelido de Salta é "La Linda".

Anse Source d'Argent (Seychelles)

Anse Source d'Argent, em Seychelles - Getty Images - Getty Images
Anse Source d'Argent, em Seychelles
Imagem: Getty Images

Localizado no oceano Índico, o destino está entre as mais de 100 ilhas, onde não faltam paisagens isoladas e paradisíacas, perfeitas para um romance.

Cercada por natureza, a areia desta praia é pontuada por grandes formações rochosas, que dão uma característica toda única ao lugar.

Além disso, o mar que banha a região é calmo e translúcido, com aspecto de piscina natural.

St. Augustine (EUA)

St. Augustine, na Flórida (EUA) - Getty Images - Getty Images
St. Augustine, na Flórida (EUA)
Imagem: Getty Images

Localizada a aproximadamente 180 km de Orlando e fundada em 1565, esta é uma das mais bonitas cidades da Flórida: o local tem uma atmosfera toda especial, com praças e ruas de aspecto antigo que são extremamente acolhedoras e românticas.

Trata-se de uma cidade ideal para caminhadas, que passam perto de cenários como o complexo arquitetônico Flager College (que com uma história remonta ao século 19) e a Oldest Wooden School House, uma belíssima casa feita com madeira de cipreste e cedro do século 18.

St. Augustine é um ótimo lugar para fugir do agito frenético encontrado nos parques de Orlando e curtir uma viagem sossegada a dois.