Topo

Cartão postal de uma Paris sem turistas, Torre Eiffel reabre ao público

Ainda sem turistas e com proteção contra o coronavírus, Torre Eiffel reabre nesta quinta 25 - Getty Images
Ainda sem turistas e com proteção contra o coronavírus, Torre Eiffel reabre nesta quinta 25 Imagem: Getty Images

25/06/2020 09h29

Paris sentiu falta da efervescência do seu principal cartão postal. Depois de mais de três meses fechada pela pandemia de coronavírus, a Torre Eiffel reabriu suas portas para os visitantes nesta quinta-feira (25), com atrações reduzidas e medidas rígidas de segurança sanitária. A reabertura acontece em um contexto de preocupação com a possibilidade de uma segunda onda de contágios pela Covid-19 atingir a Europa, que aliviou a quarentena com a queda brusca das infecções e a chegada do verão.

Uso de máscara e desinfecção das mãos obrigatórios, distanciamento social controlado, limitação do número de pessoas com reserva prévia do horário. Os parisienses já se acostumaram a adotar essas medidas de proteção contra o vírus, desde que a França afrouxou a quarentena, no início de junho. A maior diferença agora é poder frequentar a "Dama de Ferro" sem os milhares de turistas que lotam o monumento todos os dias, em tempos normais.

As fronteiras europeias reabriram na semana passada, mas o movimento turístico permanece fraco. A ocasião se transforma em um privilégio raro para os moradores da região parisiense - embora o ápice da visita, a subida até o topo da Torre Eiffel, ainda tenha de esperar um pouco mais para voltar a acontecer.

Atrações limitadas

Os elevadores que levam 7 milhões de turistas todos os anos até o último andar da torre permanecem fechados ao público, para evitar aglomerações. Desta forma, a vista privilegiada de Paris a 324 metros de altura continua inacessível. Por enquanto, foi liberado o acesso ao pátio do monumento e até ao segundo andar, pelas escadas.

Em julho, se a situação sanitária permitir, os elevadores maiores poderão levar os visitantes até o segundo andar. O terceiro e último piso deve continuar fechado até segunda ordem, por necessitar de elevadores menores.

Descontos e promoções

Para compensar o transtorno, o monumento oferece desconto de 50% para crianças de 4 a 12 anos e gratuidade do ingresso para os menores de quatro anos. Promoções também estão sendo disponibilizadas para empresas, a fim de estimular a retomada da atividade depois de prejuízos de 9 milhões de euros por mês, gerados pelo fechamento.

A Torre Eiffel, uma estrutura de 7,3 toneladas de ferro idealizada pelo arquiteto Gustav Eiffel, foi inaugurada em 1889, para a Exposição Universal daquele ano.

As intervenções mais recentes no monumento foram o fechamento do pátio interno por medida de segurança contra o terrorismo e, no primeiro andar, a instalação de um piso de vidro que pode causar vertigens a 56 metros de altura.