PUBLICIDADE
Topo

Mini Estátua da Liberdade refaz os passos da irmã mais velha até Nova York

A obra está sendo emprestada pelo Museu de Artes e Ofícios de Paris aos EUA por 10 anos - Reuters
A obra está sendo emprestada pelo Museu de Artes e Ofícios de Paris aos EUA por 10 anos Imagem: Reuters

Roselle Chen

02/07/2021 15h52

Uma réplica em escala menor da Estátua da Liberdade que refez a viagem empreendida mais de um século atrás por sua irmã mais velha foi instalada na Ilha Ellis do Porto de Nova York na quinta-feira.

A réplica de 2,8 metros de altura iniciou sua jornada da França aos Estados Unidos na traseira de um caminhão na semana passada.

Ainda na quinta-feira, operários retiraram gentilmente o filme plástico usado para proteger a estátua em sua travessia pelo Atlântico.

A obra está sendo emprestada pelo Museu de Artes e Ofícios de Paris aos EUA por 10 anos, um gesto que almeja consolidar a amizade bilateral.

"Ela é um símbolo da amizade entre o povo francês e o americano, mas também é um lembrete da importância da mensagem de liberdade e esclarecimento do mundo, que é o nome da estátua", disse Philippe Étienne, embaixador francês nos EUA, em uma cerimônia de inauguração.

"Ela é a importância essencial da liberdade em nossas democracias, dentro de nossas sociedades e também no mundo."

A versão maior da Estátua da Liberdade, que tem 93 metros de altura incluindo a base, foi dada pela França aos EUA de presente. Ela foi montada em 1886 e está na Ilha da Liberdade do Porto de Nova York desde então.

A réplica de bronze de 450 quilos foi criada a partir do molde de gesso original da Estátua da Liberdade de Frédéric-Auguste Bartholdi e ficará exposta na Ilha Ellis entre 1º e 6 de julho —portanto estará em Nova York durante as comemorações do Dia da Independência norte-americana, em 4 de julho.

Depois ela irá para Washington.