Topo

"Irmã menor" da Estátua da Liberdade inicia jornada da França para os EUA

Modelo reduzido da Estátua da Liberdade preservada no Museu de Arts et Métiers de Paris - AFP
Modelo reduzido da Estátua da Liberdade preservada no Museu de Arts et Métiers de Paris
Imagem: AFP

08/06/2021 09h39

Um modelo reduzido da Estátua da Liberdade preservada no Museu de Arts et Métiers de Paris iniciou, nesta segunda-feira (7), a jornada que a levará até a residência do embaixador da França nos Estados Unidos no dia 14 de julho.

A estátua de bronze de 2,83 m foi emprestada por dez anos à embaixada da França nos Estados Unidos pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM). Foi colocada no átrio do museu em 2011.

Um "hino à liberdade" e "reconhecimento da amizade franco-americana" explicam o envio, disse o administrador do CNAM, Olivier Faron, durante uma cerimônia para marcar o início da jornada da estátua.

Estátua da Liberdade do Museu de Arts et Métiers  - AFP - AFP
Estátua da Liberdade do Museu de Arts et Métiers
Imagem: AFP

A obra foi realizada pela Susse-Fondeur Art Foundry, a partir da digitalização em 3D da maquete de gesso de 1878 usada pelo escultor Auguste Bartholdi para construir a "Liberdade iluminando o mundo", a "grande irmã" oferecida pela França aos Estados Unidos em 1886 para comemorar o centenário da Independência, e que mais tarde se tornou um dos símbolos dos Estados Unidos.

A peça deixará o porto de Le Havre (norte da França) entre os dias 19 e 21 de junho, por via marítima.

A pequena estátua fará sua primeira parada em Nova York para ser exibida na Ilha Ellis, não muito longe da Ilha da Liberdade, onde reina sua irmã "maior", durante o feriado nacional dos Estados Unidos, em 4 de julho.

A viagem terminará com a inauguração da estátua no jardim da residência do embaixador da França nos Estados Unidos, no dia 14 de julho, dia do feriado nacional francês.