'Chocolatudo' ou equilibrado? Dicas para fazer o bolo de chocolate perfeito

Bateu aquela vontade de bolo de chocolate? Clássico ou inovador, o doce é sucesso entre chocólatras, mas também pode agradar quem prefere sabores menos intensos.

Para ajuda você, leitor, na missão do bolo de chocolate perfeito, o UOL traz dicas de grandes dois nomes da confeitaria: a cake designer Mariana Junqueira e Marina Anders, que comanda a Zulcare.

Fermento ou bicarbonato?

Tanto Mariana, quanto Marina indicam o uso de fermento. "No caso do bolo de chocolate, que normalmente não leva ingredientes muito ácidos, usamos o fermento", diz Marina.

Mariana ainda dá uma dica de ouro para deixar a textura macia e saborosa:

Aqueça um dos ingredientes (leite, água ou óleo) e acrescente na mistura. Isso poderá proporcionar mais umidade ao bolo.

Bolo de chocolate de Mariana Junqueira
Bolo de chocolate de Mariana Junqueira Imagem: Divulgação

Com qual chocolate eu vou?

Qualidade do chocolate é essencial, mas está em dúvida sobre o teor de cacau do chocolate? Depende do resultado que você deseja. Como indica Mariana, o chocolate 50% oferece um equilíbrio entre doçura e intensidade, enquanto o cacau 100% proporciona um sabor mais puro e intenso.

Continua após a publicidade

E, claro, o formato em pó, que traz um sabor mais intenso de chocolate.

Como deixar o bolo molhadinho?

Marina lembra que para um bolo molhadinho é necessário calcular quantidade de líquido e de gordura adequada - são esses ingredientes responsáveis pela umidade no bolo. O segundo ponto, não menos importante, é o tempo de forno. "Se o bolo ficar tempo demais no forno, ele vai ressecar", diz.

Mariana complementa: "a calda pode ser a opção ideal para deixar o bolo mais molhado, além de realçar o sabor. A calda deve ser aplicada na massa assada, durante a montagem das camadas do bolo".

Bolo de chocolate com pistache
Bolo de chocolate com pistache Imagem: Getty Images/iStockphoto

Continua após a publicidade

Para o dia a dia, Marina recomenda uma cobertura simples de chocolate que cristaliza no bolo. Mas se na sua casa a ocasião é de festa a versão com uma ganache de chocolate e brigadeiro de pistache:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite UHT
  • 1 colher de sobremesa de glucose
  • 3 colheres de sopa de pasta pura de pistache
  • Pistache torrado e cortado grosseiramente na faca a gosto

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes na panela (exceto a pasta de pistache) e mexer sempre em fogo baixo até atingir o ponto de recheio (quando o fundo começa a desgrudar da panela). Adicionar a pasta de pistache e mexer para homogeneizar. Quando esfriar, aplicar no bolo e, por cima, colocar pedacinhos de pistache torrado.

Recheios de sucesso

Deseja o mais "chocolatudo" dos bolos? Mariana indica o recheio de brigadeiro de chocolate belga. "Com sua intensidade e cremosidade, é uma escolha clássica que certamente agradará aos amantes de chocolate".

Continua após a publicidade

Prefere algo mais equilibrado? Vai de recheio de brigadeiro branco, que proporciona doçura suave.

Marina dá mais dicas.

Gostamos muito de alternar brigadeiro branco e ao leite e adicionar morango - infalível com as crianças. Uma versão mais sofisticada que adoramos é rechear com brigadeiro de pistache.

Dúvida cruel, não é mesmo?

Deixe seu comentário

Só para assinantes