Topo

Melhor aérea do mundo é da Nova Zelândia, diz ranking; Brasil ficou de fora

Air New Zealand - Divulgação
Air New Zealand Imagem: Divulgação

De Nossa

31/05/2023 14h46

A Air New Zealand é a melhor aérea do mundo em 2023, apontou nesta quarta-feira (31) o site especializado AirlineRatings.com, que elabora anualmente o popular ranking Airline Excellence Awards de performance e rendimento das empresas do setor.

Esta é a sétima vez que a companhia neozelandesa conquista o topo do pódio desde 2013. Segundo a publicação, o lançamento de seus "ninhos" SkyNest em 2024 — que permitirão passageiros dormir em camas durante o voo na classe econômica — além de avanços operacionais de segurança, liderança ambiental e motivação dos funcionários pesaram na decisão final.

A Air New Zealand desbancou da primeira posição a Qatar Airways, que venceu em 2021 e 2022, além de campeãs de outros anos como a Eithad Airways, Korean Airlines e Singapore Airlines.

O desempenho das empresas foi julgado por cinco editores da publicação que, juntos, somam mais de 180 anos de experiência no setor da aviação civil. Também é analisada a avaliação recebida pelas aéreas em auditorias governamentais, além de idade da frota, comentários de passageiros, lucratividade, proporção de investimentos, oferta de produtos e serviços e relacionamento com funcionários.

SkyNest da Air New Zealand será disponibilizado em voos com Boeings 787 Dreamliner a partir de 2024 - Divulgação - Divulgação
SkyNest da Air New Zealand será disponibilizado em voos com Boeings 787 Dreamliner a partir de 2024
Imagem: Divulgação

As pontuações no top 5, de acordo com o editor-chefe Geoffrey Thomas, tiveram diferenças apertadas, mas no final a Air New Zealand levou a melhor tanto no ranking final com as 25 melhores aéreas do mundo, quanto na categoria "Melhor Classe Econômica". "Foi este foco no bem-estar e conforto dos viajantes da classe econômica que impressionou os jurados", ressaltou Thomas à CNN Travel.

Já a Qatar Airways venceu como "Melhor Classe Executiva" pelo quarto ano consecutivo, além de ter o melhor serviço de refeição de bordo do mundo. A Singapore Airlines foi considerada a melhor primeira classe, enquanto a Virgin Australia/Virgin Atlantic recebeu o título de "Melhor Tripulação".

O melhor entretenimento de bordo e a melhor classe econômica "premium" são da Emirates, enquanto a Qantas tem os melhores lounges. A Air Baltic foi apontada a melhor companhia aérea regional.

Haverá também "sofás" na econômica da Air New Zealand a partir de 2024 - Divulgação - Divulgação
Haverá também "sofás" na econômica da Air New Zealand a partir de 2024
Imagem: Divulgação

Foram consideradas companhias aéreas de excelência para voos de longa distância a Qatar Airways (Oriente Médio), Korean Air (Norte da Ásia), Lufthansa (Norte da Europa), Delta Air Lines (América do Norte), Turkish Airlines (Sul da Europa), Singapore Airlines (Sudeste Asiático), Air New Zealand (Austrálica e região do Pacífico), Air Mauritius (África) e, na América do Sul, a Latam Airlines — empresa chilena que tem um braço no Brasil.

Para o AirlineRatings.com, as melhores companhias de baixo custo do mundo são a Southwest (Américas), a Fly Dubai (Oriente Médio), a AirAsia (Ásia), a Jetstar (Austrália e região do Pacífico) e Ryanair (Europa). Ainda se destacou a Vietjet como a melhor aérea de baixíssimo custo e melhor hospitalidade de bordo entre as aéreas de baixo custo.

Conheça as vencedoras do ranking geral galeria abaixo, clicando na seta à direita:

As 25 melhores companhias aéreas do mundo em 2023