Topo

O rei vem aí! Como é a coroa que Charles usará em cerimônia

A coroa de St. Edward: cravejada com 444 pedras preciosas - Tim Graham/Tim Graham Photo Library via Getty Images
A coroa de St. Edward: cravejada com 444 pedras preciosas Imagem: Tim Graham/Tim Graham Photo Library via Getty Images

De Nossa

02/05/2023 04h00

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Charles asumiu posto de rei do Reino Unido como Charles 3º. Embora seja esperada uma cerimônia relativamente "modesta", que seria um pedido do próprio filho mais velho da rainha, a coroa que lhe será entregue chama atenção.

A coroa de St. Edward, feita em ouro sólido, conta com 444 pedras preciosas e semipreciosas, incluindo 345 águas-marinhas, 37 topázios brancos, 27 turmalinas, 12 rubis, 7 ametistas, 6 safiras, 2 jargões, 1 granada, 1 espinélio e 1 carbúnculo. Feita originalmente para a coroação de Charles 2º em 1661, na restauração da monarquia britânica, ela pesa cerca de 2,2 quilos.

A coroa de St. Edward fica na Tower of London, uma das fortalezas da família real, e só é retirada do local em raríssimas ocasiões.

Além da coroa: cetro e orbe

Charles também receberá um anel, que simbolizará seu compromisso com a Igreja da Inglaterra, que será colocado no quarto dedo da mão direita do monarca. Este é um anel que foi encomendado ao joalheiro Rundell, Bridge & Rundell para a coroação do rei William 4º, em 1831, e tem cravejado safira e rubis.

Na cerimônia, ele também irá segurar um cetro de ouro com um diamante Cullinan, o maior do seu tipo lapidado. Este último, considerado um objeto impossível de ser precificado em função da simbologia dos poderes e responsabilidade do monarca.

Rainha Elizabeth 2ª segura o cetro de ouro e o orbe durante sua coroação em 1953 - Hulton Deutsch/Corbis via Getty Images - Hulton Deutsch/Corbis via Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª segura o cetro de ouro e o orbe durante sua coroação em 1953
Imagem: Hulton Deutsch/Corbis via Getty Images

Outra peça que será entregue a Charles na cerimônia é um orbe, símbolo cristão que demonstra que a autoridade do monarca, desde a Idade Média, é ligada a Deus. Essa peça foi feita em 1661 e tem uma cruz cravejada de esmeraldas, diamantes, rubis, pérolas e safiras. No topo, uma grande ametista.

Nos pulsos, ele receberá duas pulseiras de ouro forradas com veludo vermelho, um símbolo de sua conexão com o povo.

Quando acontece a coroação?

A coroação do rei Charles 3º acontece no dia 6 de maio (sábado), mas as celebrações se estenderão até o dia 8 (segunda-feira);

No sábado, Charles e Camilla farão uma procissão até a Abadia de Westminster, onde serão coroados. Depois, acompanhados da família real, farão uma segunda procissão até o Palácio de Buckingham, onde terminarão o dia na sacada;

Tower of London, onde as joias da família real ficam guardadas - Prisma by Dukas/Dukas/Universal Images Group via - Prisma by Dukas/Dukas/Universal Images Group via
Quando não está em uso em cerimônias, a coroa de St. Edward fica em exposição na Tower of London
Imagem: Prisma by Dukas/Dukas/Universal Images Group via