Topo

Cafezinho de pilotos no cockpit põe avião em risco e acaba em suspensão

O café da discórdia foi compartilhado nas redes sociais e gerou revolta na Índia - Reprodução/Twitter
O café da discórdia foi compartilhado nas redes sociais e gerou revolta na Índia Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

17/03/2023 16h04

Dois pilotos da companhia aérea de baixo custo indiana SpiceJet foram suspensos por realizarem uma pausa indevida para o café dentro do cockpit da aeronave durante um voo. A informação é da CNN americana.

A infração foi descoberta graças a uma foto do momento do lanche compartilhada pelos tripulantes nas redes sociais em que o logo da companhia aparece junto aos controles do painel — por sua vez perigosamente próximos a um copo de café ou chá quente e às gujiyas, pasteis doces e fritos tradicionais do período do festival hindu Holi, celebrado em 8 de março em 2023.

O registro e a conduta geraram revolta na Índia, especialmente na comunidade de aviação. O consultor de segurança aérea Mohan Ranganathan queixou-se no Twitter: "Nem mesmo seu horóscopo poderá salvá-los se houver uma emergência". Isto porque, caso a bebida espirrasse, poderia causar uma pane em todo o painel e os pilotos não teriam como controlar o avião.

À CNN, um porta-voz da SpiceJet informou que tanto o piloto quanto o piloto continuarão suspensos até que uma investigação a respeito da conduta seja finalizada.

"A SpiceJet tem uma política rígida sobre o consumo de comida dentro do cockpit que é aderida por toda a equipe de voo. Ações disciplinares apropriadas serão tomadas depois que a investigação for completada".

Shakti Lumba, piloto aposentado e ex-diretor de operações da companhia indiana IndiGo, também criticou a postura dos pilotos ao veículo dos EUA. Para ele, a "ação de mídias sociais relaxada" dos pilotos foi "imatura" e "indesejável" já que eles são responsáveis pela segurança da aeronave e seus passageiros.

Foi um comportamento totalmente inexplicável. Todos os pilotos estão cientes dos perigos de derramar líquidos no cockpit".

Shakti Lumba, piloto aposentado e ex-diretor de operações da IndiGo

A maioria das companhias — além da regulamentação de segurança de aviação em diversos países — proíbe a disposição de comidas e bebidas no console central.

Toda a tripulação tem suas próprias áreas de descanso nos aviões, que são utilizadas em turnos. Pilotos, em específico, comem até refeições diferentes que comissários e passageiros por questões de segurança, como revelou matéria de Nossa em 2022.

A SpiceJet passou por uma série de incidentes de segurança no último ano e está sob investigação do órgão regulador de aviação na Índia. Em maio, o piloto automático de um avião falhou e provocou turbulência severa — diversos passageiros ficaram feridos. Além disso, de acordo com afiliada da CNN, a companhia foi obrigada a cortar seus voos pela metade em julho por um período subsequente de oito semanas depois de oito casos de falhas técnicas no ar.