Topo

Truque da 'primeira classe de pobre' viraliza e revolta viajantes; entenda

O truque para conquistar uma fileira inteira vazia -- e todo o espaço que ela proporciona -- sem pagar extra gerou polêmica entre viajantes - Gilitukha/Getty Images/iStockphoto
O truque para conquistar uma fileira inteira vazia -- e todo o espaço que ela proporciona -- sem pagar extra gerou polêmica entre viajantes Imagem: Gilitukha/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

13/03/2023 14h34

Um influenciador digital, conhecido apenas pelo @NDAInternet no TikTok, provocou um debate sobre regras de voo e até sobre etiqueta de bordo após revelar um truque apelidado por ele de "primeira classe de pobre" em que seria possível ter mais espaço com o valor de uma passagem de classe econômica.

Em um vídeo de 28 de fevereiro que já conquistou quase 100 mil visualizações, ele ensina a comprar uma fileira inteira de três assentos em um voo com bilhetes totalmente reembolsáveis — que não são oferecidos por todas as aéreas em todas as classes. Em seguida, ele instrui o viajante a devolver no balcão do aeroporto dois dos assentos 45 minutos antes da partida do voo quando, segundo ele, "90% das companhias" já não conseguirão preencher os lugares.

Assim, o turista teria para si todo o espaço de uma fileira para relaxar durante a viagem, mas pagando apenas por um bilhete. Apesar de ele garantir que sua tática é efetiva e não tem desvantagens para o passageiro, outros viajantes apontaram desde então diversos problemas que enxergam nesta lógica.

"Você ainda pagou a taxa extra [porque são] bilhetes reembolsáveis", lembrou o TikToker Derrick Burbridge. Passagens não reembolsáveis, de fato, geralmente custam menos porque a companhia tem a segurança de que seria um mau negócio para o viajante devolver ou remarcar o voo.

@ndainternet How to get a "Poor man's First Class" ?? If you're flying and can't afford the first class or business class, you can Save Money when booking airline tickets! #airline #ticket #personalfinance #savemoney #firstclass ? original sound - NDA

Outros viajantes lembraram que o overbooking dos voos é frequente pelas companhias atualmente, ou seja, passagens são vendidas a mais para um voo justamente prevendo cancelamentos de última hora. "É mais provável que o agente do portão [de embarque] preencha os assentos com passageiros na lista de espera. Funcionários das companhias voam [por causa] da espera. Eles vão amá-lo!", rebateu ainda outro usuário identificado como TEXMEXOkie.

Já Eliuch Reyes acredita que o truque não funciona graças a outro problema frequente nos voos atualmente: passageiros que não pagaram por isso, mas querem sentar juntos. "Eu comprei uma fileira inteira [pra mim] só para [ver] uma família que estava sentada separada vir e sentar nos dois assentos que eu tinha porque eles queriam ficar ao lado um do outro".

Truque pode não dar certo

Diversos outros ainda consideraram que o truque é "egoísta". "Mesmo que funcionasse, não é um jeito honrado de agir e eventualmente vai tornar os voos ainda mais caros", reclamou Roy Berkhout. De fato, boa parte das companhias aéreas se blindam contra este tipo de prática, seja aumentando o preço de passagens já canceladas, ou estabelecendo punições para estes passageiros.

Garantir uma fileira inteira e devolver os bilhetes na última hora pode colocar os passageiros em apuros - encrier/Getty Images/iStockphoto - encrier/Getty Images/iStockphoto
Garantir uma fileira inteira e devolver os bilhetes na última hora pode colocar os passageiros em apuros
Imagem: encrier/Getty Images/iStockphoto

A American Airlines, por exemplo, afirma explicitamente em suas condições de transporte que "segurar reservas por razões como garantia de upgrades, bloqueio de assentos ou conseguir preços menores" é proibido e, caso haja prova desta prática, pode não reembolsar o valor das passagens devolvidas ou até negar o embarque do passageiro. A United Airlines tem políticas semelhantes.

Entre as aéreas brasileiras, a Gol explicita em seu site que trabalha com as listas de espera. Além disso, tanto Gol, quanto Azul e Latam não praticam reembolsos totais mediante cancelamento 45 minutos antes da partida. Cada uma conta com práticas particulares que envolvem pagamentos de taxas ou de valores parciais da passagem dependendo do período de devolução.

Também é importante lembrar que, dependendo da legislação de seu país de origem, algumas companhias aéreas ainda mantêm listas de passageiros banidos de voar por condutas que violam os códigos das empresas.