Topo

A princesa veste Zara: Kate Middleton causa embate com looks da marca

Kate Middleton e o príncipe William no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) - Chris Jackson/Getty Images
Kate Middleton e o príncipe William no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA)
Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Aline Fava

Colaboração para Nossa

03/03/2023 04h00

Enquanto acontecia o Carnaval no Brasil com seu desfile de looks das famosas, no domingo (19), no Reino Unido, rolou a premiação da Academia Britânica de Cinema, o Bafta. Além das atrizes, atores e diretores presentes, o red carpet da edição de 2023 contou com a presença do casal real William e Kate Middleton, o Príncipe e a Princesa de Gales.

Como acontece em todas as aparições públicas de Kate, seu look virou assunto na mídia e suas fotos foram republicadas à exaustão nas redes sociais. A Princesa de Gales usou um vestido branco de um ombro só da grife britânica Alexander McQueen, criado pela estilista Sarah Burton, que também assinou o vestido de noiva usado por Kate em 2011.

O modelo, que já havia sido usado pela princesa no tapete vermelho da premiação em 2019, foi repaginado. As flores aplicadas no ombro deram lugar a um pedaço de tecido drapeado que caia em cascata pelo braço de Kate.

Orelhas "fast-fashion"

O vestido pode ser o mesmo, mas foi usado com acessórios bem diferentes. No look de 2023, Kate usou longas luvas pretas de veludo e substituiu as joias da realeza por maxibrincos — duas opções consideradas ousadas para seu estilo clássico.

Kate Middleton e seus brincos Zara no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) - Chris Jackson/Getty Images - Chris Jackson/Getty Images
Kate Middleton e seus brincos Zara no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA)
Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Outro ponto que também chamou atenção na escolha dos brincos foi seu valor: o acessório é da Zara e custava 17,99 libras (aproximadamente R$ 112). Sim, custava, já que o produto esgotou no e-commerce da Zara horas depois de aparecer no visual de Kate.

Em seus stories no Instagram, Elizabeth Holmes, autora do livro "HRH: So Many Thoughts on Royal Style", pontuou mais uma particularidade do visual da princesa, desta vez, destacando que rolou um match no look do casal real, já que William usou um smoking de veludo Tom Ford, que combinava com as luvas também de veludo usadas por Kate.

Sustentável? Nem tanto

Kate já tinha repetido essa escolha de reutilizar o mesmo vestido para o tapete vermelho do Bafta em 2020. Na ocasião, o dress code do evento sugeria que o look fosse "reciclado, sustentável ou vintage". Seguindo a sugestão, a princesa usou novamente outro de seus vestidos Alexander McQueen.

Kate Middleton e o príncipe William no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), em 2019 - Karwai Tang/WireImage - Karwai Tang/WireImage
Kate Middleton e o príncipe William no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), em 2019
Imagem: Karwai Tang/WireImage

Fato é que a prática de repetir looks em eventos marcantes de red carpet está cada vez mais comum entre as famosas. A princesa, com certa frequência, reutiliza seus vestidos de gala em premiações ou compromissos da família real. Essa escolha é considerada consciente e responsável.

Por outro lado, o fato da princesa usar peças de marcas de fast fashion causa controvérsia. Enquanto uma parte da mídia britânica classifica a ação como uma escolha acessível, fazendo com que mais pessoas se identifiquem com ela, por aproximar seu estilo do poder aquisitivo da maioria da população, nas redes sociais, usuários exprimem opiniões contrárias, desapontados com a escolha da princesa de usar e, com seu enorme poder de influência, promover marcas de fast fashion, conhecidas por práticas não sustentáveis.

O "efeito Kate" é real. Tudo que a princesa usa some das prateleiras rapidamente. O brinco floral de 17,99 libras da Zara, por exemplo, esgotado na loja, já estava à venda em sites de revenda custando até 120 libras (aproximadamente R$ 745).

Caso antigo

Misturar peças de grife com outras mais acessíveis faz parte do estilo da princesa. Entre as grifes de luxo, é comum que ela escolha Alexander McQueen e Jenny Packham. Já na categoria mais acessíveis, a princesa aposta sempre em seus tênis Superga e não é nenhum segredo que ela usa peças da Zara com frequência.

Kate Middleton e o príncipe William quando partiam para a lua de mel, em 2011 - Rota/Anwar Hussein/Getty Images - Rota/Anwar Hussein/Getty Images
Kate Middleton e o príncipe William quando partiam para a lua de mel, em 2011
Imagem: Rota/Anwar Hussein/Getty Images

Kate usou itens da fast fashion espanhola em várias ocasiões. Em 2011, ela apareceu com um vestido azul da Zara a caminho de sua lua de mel com o príncipe William. Na época, a peça foi muito comentada (e cobiçada!) e foi usada novamente em outros momentos.

Em 2016, foi a vez do vestido boho estampado ganhar destaque durante uma turnê real pela Índia por se diferenciar das escolhas clássicas de Kate.

Kate com vestido Zara, na Índia, em 2016 - Samir Hussein/Pool/WireImage - Samir Hussein/Pool/WireImage
Kate com vestido Zara, na Índia, em 2016
Imagem: Samir Hussein/Pool/WireImage
Kate Middleton com produção Zara, no Canadá, em 2016 - Chris Jackson/Getty Images - Chris Jackson/Getty Images
Kate Middleton com produção Zara, no Canadá
Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Em dose dupla, Kate apostou em um blazer branco e jeans skinny da Zara em visita ao Canadá. O modelo de calça com barras estreitas é um de seus favoritos e aparece em diversos de seus looks.

Em janeiro de 2020, o vestido preto e branco xadrez usado por Kate em uma visita a Bradford, no Reino Unido, causou furor e esgotou poucas horas após aparecer em seu look.

Kate Middleton veste Zara, em 2020 - Chris Jackson/Getty Images - Chris Jackson/Getty Images
Kate Middleton veste Zara, em 2020
Imagem: Chris Jackson/Getty Images
Kate Middleton veste Zara - Geoff Caddick - WPA POOL/Getty Images - Geoff Caddick - WPA POOL/Getty Images
Kate Middleton veste Zara
Imagem: Geoff Caddick - WPA POOL/Getty Images

Menos clássica e mais fashionista, a saia plissada com estampa de oncinha da Zara foi usada em março de 2020, acompanhada de blusa de gola alta e botas de salto alto.

A última aparição pública de Kate usando Zara antes do Bafta aconteceu em fevereiro, durante uma visita à Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. A peça escolhida foi um blazer de tweed vermelho, na mesma cor da bandeira dinamarquesa.

Kate Middleton em Copenhagen, em 2022 - John Sibley - WPA Pool/Getty Images - John Sibley - WPA Pool/Getty Images
Kate Middleton em Copenhagen, em 2022
Imagem: John Sibley - WPA Pool/Getty Images