Topo

Tendas transparentes no formato de lágrima tomam floresta no Japão

Lágrimas ocupam uma floresta de bétulas brancas em Hokuto, no Japão - Reprodução/Yuko Nagayama & Associates
Lágrimas ocupam uma floresta de bétulas brancas em Hokuto, no Japão
Imagem: Reprodução/Yuko Nagayama & Associates

De Nossa

11/11/2022 11h48

Uma série de lágrimas "encharcou" uma floresta de bétulas brancas em Hokuto, no Japão. Mix de intervenção artística e projeto arquitetônico inovador, estas gotas eram, na verdade, tendas transparentes gigantescas.

Elas foram criadas pelo escritório Yuko Nagayama & Associates, firma de arquitetura sediada em Tóquio, como parte de uma proposta que participou da competição Hokuto Art Program, entre outubro e dezembro de 2021. Bem-sucedida, a instalação foi publicada no periódico especializado Pen Online em abril e ganhou destaque na imprensa internacional no último mês.

Segundo Yuko Nagayama, que liderou o projeto, a ideia é que as tendas "recortassem" a experiência selvagem, dando a quem entra nelas a contínua experiência de estar imerso em meio à mata.

"Três tendas transparentes em formato de lágrima foram colocadas na floresta. O tamanho, altura e posição foram determinados por um escaneamento tridimensional do ambiente, como a posição de cada árvore, considerando também a orientação dos galhos e a largura das folhas", explicou nas redes sociais.

Lágrimas no meio da floresta no Japão - Reprodução/Yuko Nagayama & Associates - Reprodução/Yuko Nagayama & Associates
Imagem: Reprodução/Yuko Nagayama & Associates

Cada uma delas foi posicionada, com o auxílio da tecnologia a laser Matter-Pott, em uma direção, com a vegetação refletida na superfície das cabanas. Além de serem únicas, pois foram feitas sob medida para esta floresta, as lágrimas têm pontas ou vórtices que moldam a percepção dos arredores de quem entra.

Vistas de fora, elas ainda criam uma espécie de halo nos arredores, dando uma atmosfera mágica ao local. A maior das três lágrimas instaladas inicialmente possuía 11 metros de altura, mas cada uma delas foi pensada para um propósito e, por isso, tinha dimensões particulares.

Lágrimas no meio da floresta no Japão - Reprodução/Yuko Nagayama & Associates - Reprodução/Yuko Nagayama & Associates
Imagem: Reprodução/Yuko Nagayama & Associates

Enquanto uma servia como local para dormir, outra era ideal para ler um livro, por exemplo. No entanto, quem quisesse fazer o pernoite teria que trazer seu saco de dormir e cobertores, já que não há climatização dos interiores.

De acordo com a Pen Online, após três meses de abertura, apenas duas lágrimas foram deixadas no local e permanecessem recebendo visitantes na cidade. Veja mais detalhes: