Topo

Casa com apenas 3 metros de largura é o sonho para o descanso na floresta

House of The Big Arch - Reprodução/Archello
House of The Big Arch
Imagem: Reprodução/Archello

Gustavo Frank

De Nossa

26/07/2020 04h00

Você já parou para pensar como quer passar a vida quando estiver velhinho? A House of The Big Arch foi a solução encontrada por um casal de idosos na África do Sul, apaixonados pela natureza, cujo amor e conhecimento da natureza inspiraram o projeto do arquiteto Frankie Pappas.

Todo o conceito usado pelo arquiteto nos 120 m² da casa, que engloba os 55 mil m² ao redor de natureza, foi criar algo para que duas pessoas pudessem viver sem muito luxo, mas com estilo.

O projeto

House of The Big Arch - Reprodução/Archello - Reprodução/Archello
The house of The Big Arch, na África do Sul
Imagem: Reprodução/Archello

A House of The Big Arch possui apenas 3 metros de largura em toda a sua projeção, que cria a sensação de um corredor longo e fino que desaparece em meio às árvores e rochedos que cercam a residência.

"O conceito era complementar a paisagem entre a floresta ribeirinha e o penhasco de arenito, aumentando o espaço de vida entre as árvores", diz o arquiteto Frankie Pappas.

Preservação da natureza

The House of The Big Arch - Reprodução/Archello - Reprodução/Archello
Projeto priorizou a preservação da natureza ao redor da casa para a construção
Imagem: Reprodução/Archello

A preservação do ambiente foi uma das maiores preocupações tanto dos clientes, o casal de idosos, quanto dos responsáveis pelo projeto, que usaram tecnologia para não causar danos à fauna local.

"Para garantir ainda mais que nenhuma árvore seja prejudicada, examinamos a laser todo o território", explica a equipe de design responsável. 'Convertemos essas informações em um modelo 3D digital para que pudéssemos ver todas as árvores e galhos ao tomar decisões sobre o projeto. Nós praticamente projetamos essa casa tendo como base uma floresta digital".

A comodidade

A residência possui em seu total três andares. O térreo conta com um estúdio, biblioteca e uma adega, em um nível inferior, que oferece clima propício para a conservação de carnes, armazenamento de alimentos e envelhecimento de vinhos.

O primeiro andar abriga uma sala de estar, sala de jantar, quarto e a cozinha. Já no topo ao ar livre, foi criado um deque com uma pequena piscina e uma lareira para os momentos de lazer.

Para conectar a casa à paisagem, foram escolhidos tijolos rústicos para a construção. Outras partes dela foram construídas a partir de madeiras cultivadas de maneira sustentável, enquanto vidro e alumínio preenchem a parede não estrutural.

Autossuficiente

The House of The Big Arch - Reprodução/Archello - Reprodução/Archello
Tecnologia foi usada para filtrar a água e captar energia solar
Imagem: Reprodução/Archello

Garantindo que a casa possa funcionar de forma sustentável, a água dos telhados é coletada e filtrada pela floresta, enquanto o líquido sujo e armazenado e processado antes de serem filtradas pela vegetação rasteira.

Por fim, a House of The Big Arch conta com painéis solares que cobrem 17 m² do projeto para colher energia do sol.