Topo

'Inimiga da moda', camiseta de time agora é sinônimo de estar bem vestido

Conheça a tendência do blokecore, que ganhou força no Reino Unido -- e já faz parte da nossa cultura brasileira há (muito) mais tempo - Getty Images
Conheça a tendência do blokecore, que ganhou força no Reino Unido -- e já faz parte da nossa cultura brasileira há (muito) mais tempo Imagem: Getty Images

De Nossa

19/09/2022 04h00

Um grande clichê nas redes sociais é se deparar com comentários e vídeos protagonizados por casais que se queixam o fato de que um deles sempre usa camisa de futebol para encontros. Em alguns deles, a peça vira motivo de piada por ser o look escolhido desde o cinema até um jantar romântico. Enquanto a outra pessoa está "bem vestida". Aqui vai uma informação preciosa: as roupas de torcedores nunca estiveram tão na moda.

Em tempos de Copa do Mundo, com camisas da seleção brasileira, por exemplo, esgotadas poucas horas após serem disponibilizadas, isso inevitvalmente aconteceria. No entanto, a velha inimiga dos fashionistas agora faz parte de uma tendência que vem dominando as redes sociais, principalmente o TikTok: o blokecore.

Com mais de 120 milhões de visualizações na plataforma, os looks protagonizados pelas camisetas com tecido esportivo se tornaram um fenômeno. Viral. O timing ajuda, claro. Por mais que não seja nada inédito, a rede social parece ter empurrado seus usuários, para além da internet, a um processo de aceitação.

Tudo começou na Inglaterra, a partir do jovem britânico Brandon Huntley, um dos primeiros a impulsionar os views grandiosos em seus vídeos.

Os looks montados por ele foram além de simplesmente colocar uma camiseta de futebol. Algo importante a frisar. Recupera-se ainda uma estética vintage desse visual, como nos anos 1990. Como isso acontece? A peça é aliada a calças jeans com as pernas mais largas, ou retas, e tênis Adidas. Lembre-se: o Adidas Samba tornou-se há pouco o sneaker mais popular do último trimestre.

Vale lembrar que roupas com foco no conforto, como agasalhos, camisetas oversized e tênis tornaram-se essenciais nos últimos anos. O que também impulsiona o favoritisimo do blokecore. Isso graças a vários designers e casas de moda que constantemente revisitam esses clássicos do guarda-roupa que tornaram a tendência do sportswear cool, com peças para vestir fora de campo.

Para todes

Homens e mulheres já colocam as camisetas de futebol nos guarda-roupas com destaque. As formas de estilização do look vão desde esses looks vintage, para os trajes masculinos, como as peças combinadas com saias e camisas de botão, para o público feminino.

Street style | Camiseta de time - Getty Images - Getty Images
Street style | Camiseta de time
Imagem: Getty Images
Street style | Camiseta de time - Getty Images - Getty Images
Street style | Camiseta de time
Imagem: Getty Images
Street style | Camiseta de time - Getty Images - Getty Images
Street style | Camiseta de time
Imagem: Getty Images

Fato é que, de um tempo para cá, as roupas de torcedores ficaram cada vez mais bonitas — além de serem feitas com alta tecnologia, como o controle do suor, para os que as usam além de torcer ou entrar em campo, como na prática de exercícios na academia, por exemplo.

Alta moda esportiva

As grandes grifes nos avisaram que isso viria acontecer, uma hora ou outra.

A polêmica e engajadora Balenciaga, de Demna, foi uma delas. A grife francesa lançou uma camisa, que traz a casa de moda como o brasão de time, em sua coleção de Outono/Inverno 2020. Já faz um bom tempo. À época, quando estava à venda, era possível tê-la no corpo por R$ 3,7 mil.

A peça era feita de algodão premium de peso médio, com corte largo e oversized, com ombros caídos e uma gola pensada para navegar entre a linha das roupas esportivas e do luxo.

Além da Balenciaga, a Versace também se aventurou neste universo. Em 2014, a grife italiana apresentou a White Football T-Shirt, que segue a mesma premissa: uma camiseta de futebol para quem quer fazer parte do time fashionista.

Camiseta de futebol da Balenciaga - Reprodução - Reprodução
Camiseta de futebol da Balenciaga
Imagem: Reprodução
Camiseta de futebol da Versace - Divulgação - Divulgação
Camiseta de futebol da Versace
Imagem: Divulgação

Mais do que uma roupa
Um estilo de vida

Já presente no Brasil há um bom tempo, hábito de usar camise de time virou tendência na Europa - Getty Images - Getty Images
Já presente no Brasil há um bom tempo, hábito de usar camise de time virou tendência na Europa
Imagem: Getty Images

O blokecore, por sua vez, vai além do que vestir um look protagonizado pela roupa de time. Nos vídeos, dos adeptos, acaba por abrigar também um lifestyle: os usuários aparecem bebendo grandes canecas de chope e ouvindo músicas de punk rock britânicas.

Aqui no Brasil, um samba provavelmente se encaixaria melhor. Ou até um pagode. Há um oceano de diferenças culturais, que apesar disso, se unem pela tendência.

A verdade é que, por mais que tenha nascido no Reino Unido, esse estilo de vida se encaixa muito mais por aqui. Ou melhor, já faz parte do nosso cotidiano. Agrada não só os jovens, que agora entendem e aderem ao estilo, como também os pais dos millennials e Geração Z. Afinal, moda não são só roupas.