Topo

Local onde foi gravado filme 'A Praia' passará por reabilitação ambiental

Turistas na praia de Maya Bay, na Tailândia  - Lillian Suwanrumpha/ AFP
Turistas na praia de Maya Bay, na Tailândia Imagem: Lillian Suwanrumpha/ AFP

De Nossa

16/09/2022 10h14

Desde que o filme "A Praia" foi gravado em Maya Bay, as areias da praia, localizada na ilha de Ko Phi Phi Ley, no sul da Tailândia, deixaram de ser imaculadas para se tornarem vítima do turismo de massa. Por isso, a Suprema Corte ordenou na terça-feira (13) que as autoridades continuem com o trabalho de reabilitação ambiental no local.

No anúncio, o Supremo Tribunal de Bangkok confirmou uma decisão anterior de um Tribunal Civil de que o Departamento Florestal Real era responsável pela reabilitação de Maya Bay.

A Suprema Corte ordenou que o departamento criasse um comitê para formular um plano de reabilitação em 30 dias.

Em outubro de 2018 o local acabou fechado para permitir a recuperação do impacto de um fluxo diário de cerca de 6 mil visitantes.

Foto - Lillian Suwanrumpha/ AFP - Lillian Suwanrumpha/ AFP
Imagem de 2018 mostra os turistas na costa na parte de trás da Baía de Maya
Imagem: Lillian Suwanrumpha/ AFP

Todo o arquipélago de Phi Phi foi forçado a passar um período fechado por causa da pandemia. Com a covid-19, o número de visitantes diminuiu para praticamente zero quando a Tailândia impôs regras de viagem rígidas.

Maya Bay reabriu para turistas no início de 2022, mas o número de visitantes é limitado para tentar limitar os danos ecológicos.

Filmagem de 'A Praia'

Para gravar o drama de 2000, os cineastas plantaram dezenas de coqueiros para dar uma sensação mais "tropical" à cintilante Maya Bay e também foram acusados de arrancar a vegetação que cresce nas dunas de areia.

No entanto, o estúdio de produção americano 20th Century Fox insistiu que deixou a praia exatamente como a encontrou e ainda disse que eles removeram toneladas de lixo do local.

As autoridades entraram com uma ação cível no final de 1999 contra agências governamentais tailandesas, a 20th Century Fox e um coordenador de filmes tailandês, pedindo 100 milhões de baht (equivalente a R$ 14,1 milhões) em compensação por danos ambientais.

Com informações da AFP.