Topo

Vai viajar para a França? Greve nesta sexta já causa cancelamentos de voos

Charles de Gaulle, aeroporto de Paris - FroggyFrogg/Getty Images
Charles de Gaulle, aeroporto de Paris Imagem: FroggyFrogg/Getty Images

De Nossa

15/09/2022 11h33

Greve anunciada para sexta-feira (16), pelo principal sindicato dos controladores de voos da França, faz com companhias aéreas cancelem cerca de 1 mil voos. O aviso para cortar metade dos voos foi realizado pela DGAC (Direção geral da aviação civil), na terça (13) por e-mail. "Os passageiros que puderem são convidados a adiar suas viagens".

A greve, que será organizada pelo SNCTA (Sindicato nacional francês de controladores aéreos) para pedir melhores salários e condições de trabalho, deve acontecer das 6h da sexta-feira até as 6h do sábado (17).

No comunicado da greve, o sindicato disse que a inflação está corroendo os salários dos trabalhadores, por isso se faz necessário aumentar os honorários e ter mais recrutamento.

"Entre 2029 e 2035, um terço da força de trabalho está se aposentando. É imperativo que antecipemos e planejemos o recrutamento", informou o comunicado. "Caso contrário, as consequências serão inevitáveis em termos de serviço público, condições de trabalho e flexibilidade."

Apesar da implementação de um serviço de funcionamento mínimo, "anulações de voos e atrasos significativos devem ser previstos em todo o território". O impacto deve ser sentido nos trajetos de chegada e partida do país.

Essa greve também pode ter repercussões em todo o tráfego aéreo europeu. A DGAC informou que já está em contato com a Eurocontrol, a entidade de gestão da rede aérea do bloco, para "propor às companhias aéreas medidas para contornar o espaço aéreo nacional".

Se o sindicato não conseguir o acordo desejado, ele planeja fazer uma segunda greve dos dias 28 a 30 de setembro.

Companhias que cancelaram voos

A Air France já anunciou que aproximadamente 400 dos seus 800 voos previstos para amanhã serão anulados. Mais de 50% das anulações serão de trajetos de curta e média distância. Os voos de longa distância da companhia serão menos atingidos pela mobilização, com apenas uma em cada dez partidas anuladas. Mas "atrasos e anulações de último minuto podem ocorrer", avisou a Air France por meio de um comunicado, antes de "recomendar fortemente que seus clientes adiem suas viagens". Segundo a companhia, as datas das passagens poderão ser alteradas sem custo e os passageiros que tiverem seus voos anulados serão "totalmente reembolsados"

Easyjet, Transavia, Ryanair, Volotea também estão se preparando para interrupção. Juntamente com a Air France, eles operam cerca de 64% de todos os voos programados para partir da França amanhã.

"Como todas as companhias aéreas que operam de/para aeroportos franceses, a Easyjet espera algumas interrupções em seu programa de voos e foi solicitada pela CAA francesa para proceder a cancelamentos", a Easyjet informou em um comunicado.

A Brussels Airlines já cancelou dois voos desta quinta (15) à noite e dez voos da sexta, e outras companhias aéreas também começaram a reduzir os horários.

A Ryanair, primeira empresa aérea europeia em número de decolagens, afirmou que essa greve iria provocar a anulação de 420 voos, atingindo assim cerca de 80 mil passageiros que deveriam sobrevoar a França na sexta. Em um comunicado, a companhia low cost irlandesa denunciou uma "greve injustificada (...) que perturba os projetos de viagem de milhares de cidadãos europeus e de visitantes de fim de semana". A empresa pede que a União Europeia "tome medidas imediatas para proteger o sobrevoo do espaço aéreo francês".

Serei prejudicado?

A Air France e a EasyJet já informaram que entrarão em contato com cada passageiro individualmente, e a DGAC aconselhou os clientes das outras companhias aéreas para tentarem conversar com as respectivas empresas afim de obter mais informações.

Com informações da Euronews, e das agências de notícias Bloomberg e Reuters.