Topo

Avião de graça para onde sonhar: empresa aérea dará viagem a 75 pessoas

Copa dá ida e volta com acompanhante para 75 pessoas - NurPhoto via Getty Images
Copa dá ida e volta com acompanhante para 75 pessoas Imagem: NurPhoto via Getty Images

De Nossa

09/09/2022 09h47

Estados Unidos, Canadá, México, Caribe ou América do Sul? Já dá para sonhar em viajar para um desses destinos de graça com a ação de 75 anos de aniversário da Copa Airlines.

Para cada 365 dias de vida da empresa, uma pessoa será contemplada com voos de ida e volta e terá o direito de levar um acompanhante.

A promoção funciona assim: postagens esporádicas no Instagram da Copa convidam o público a clicar no link da bio e responder a perguntas sobre a história da companhia conhecida por ligar as Américas por meio do hub instalado na Cidade do Panamá.

A partir do momento da publicação, que poderá acontecer até o fim da semana que vem, as pessoas têm 24 horas para participar. São premiadas as mais rápidas que acertam todas as questões. Também é necessário curtir o post e seguir a conta oficial.

75 anos pelo Panamá

Na esteira das comemorações de aniversário, a empresa pintou um de seus aviões Boeing 737-800 NG com a identidade visual que marcou época nos anos 1990.

Avião comemorativo da Copa Airlines: visual remonta aos anos 1990 - Divulgação - Divulgação
Avião comemorativo da Copa Airlines: visual remonta aos anos 1990
Imagem: Divulgação

O presidente executivo Pedro Heilbron explica que o período foi um "divisor de águas" nos negócios. "Nessa época, iniciamos o sonho de criar o primeiro centro de conexões da América Latina".

A Copa foi fundada em 1947, operando em somente três cidades do Panamá. Em 1966, estreou sua primeira linha internacional com destino à Costa Rica. Desde então, vem ampliando o número de rotas e atualizando a frota de aviões.

Seu impacto no Panamá pode ser quantificado pelo PIB — antes da pandemia, o faturamento gerado pela empresa representava 15% do Produto Interno Bruto do país — e se estende à capacitação da população por meio do centro ALAS (Academia Latino-americana de Aviação Superior) e geração de emprego.

A fim de promover região pelo turismo, a Copa também oferece o programa de stopover, que permite passageiros fazerem uma "conexão" de até sete dias sem custos adicionais.

BioMuseum - Gabrielli Menezes - Gabrielli Menezes
BioMuseum: uma das atrações da capital
Imagem: Gabrielli Menezes
Calzada de Amador - Gabrielli Menezes - Gabrielli Menezes
Calzada do Amador é avenida "dentro" do mar
Imagem: Gabrielli Menezes

Pós-pandemia e Brasil

Desde a parada de seis meses provocada pelo coronavírus, a companhia reestabeleceu as operações em 75 cidades, localizadas em 30 países da América. Pedro diz:

Vamos demorar entre três e quatro anos para nos recuperar totalmente. Mas vamos seguir crescendo e trabalhando para o desenvolvimento do Panamá".

No Brasil, as decolagens partem de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porte Alegre e Belo Horizonte. Segundo o presidente, há a intenção de reativar os voos de Recife e Salvador, mas ainda sem data.